Estamos muito felizes por termos, com a graça de Deus, realizado a II Jornada Diocesana de Catequese no dia 25 de agosto de 2018.

Não foi um evento pontual. Foi um evento que exigiu dois anos de estudo, aprofundamento e envolvimento de Coordenadores de Catequese e Catequistas, Párocos e Lideranças das Comunidades.

O processo de preparação enfocou o estudo do Itinerário Catequético Iniciação à vida cristã – um processo de inspiração catecumenal – CNBB e Doc 107 da CNBB Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários. Teve como Tema: Iniciação à vida cristã e a Paróquia e como Lema: Conhecer o dom de Deus em nossas vidas.

Iniciamos o encontro com a Leitura Orante de João 4, 1-30 orientado pela Forania de Vacaria. O assessor, patrocinado pela Paulus, através do Gerente da PAULUS de Caxias Vanderlei, foi Frei João Fernandes Reinert, OFM, mestre e doutor em Teologia PUC-Rio.

O enfoque do assessor foi que “a transmissão da fé e sua consequente vivência eclesial-comunitária são dois desafios da atualidade. É um desafio iniciar na fé, quando já não é mais natural ser cristão; é exigente perseverar na vivência eclesial, quando cresce o assim chamado disinstitucionalização religiosa ou a crença sem pertença. Repensar os caminhos da iniciação à vida cristã e a reconfiguração eclesial, é, portanto, uma tarefa urgente. A metodologia catecumenal, caminho antigo e sempre novo para iniciar na fé, apresenta-se como uma renovada configuração paroquial. Catecumenato e renovação paroquial se complementam e se enriquecem. O que o catecumenato tem a dizer à renovação paroquial e em que sentido a paróquia renovada contribui para o catecumenato?”

O RICA oferece uma harmonia ministerial, na qual o catequista não é o único responsável nem o mais importante, ainda que lhe seja atribuída uma responsabilidade determinante. Para a dinâmica catecumenal, uma diversidade de ministérios, serviços e carismas são necessários para a maturação da fé daquele que está no processo de tornar-se cristão.

Após o estudo da tarde fizemos o complemento da LO e encerramos com a concelebração eucarística presidida por Dom Sílvio Guterres Dutra, Bispo Diocesano e demais padres presentes.

Agradecemos de maneira muito especial à Paróquia São João Batista de Sananduva na pessoa do Padre Édio Bresolin pela cedência do espaço do salão paroquial, a disponibilidade de muitas pessoas da comunidade para prestação de serviços como recepção, alimentação, ornamentação e materiais necessários. Agradecemos à PAULUS na pessoa do Vanderlei e ao Frei João Fernandes Reinert, assessor, que proporcionaram esta maravilhosa jornada. Agradecemos ao Padre Edson José Priamo, Pároco do Santuário de Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá, pela doação da lembrança da II Jornada Diocesana de Catequese.

Louvamos e bendizemos a Deus por termos levado a bom termo a II Jornada Diocesana de Catequese e a nos animamos para a 3ª Jornada em 2020.

Fonte: Ir. Maria Rosa – Coord. De Animação Bíblica e Catequetica