“Minha vocação é estar com as pessoas”, afirma novo bispo de Vacaria

Geral  11 de maio

Conheça Pe Sílvio, nomeado para assumir episcopado da Igreja

A Diocese de Vacaria está a poucos dias de ter um novo pastor. Nomeado pelo Papa Francisco para ser o próximo bispo da Igreja vacariana, o Monsenhor Sílvio Guterres Dutra, padre da Arquidiocese de Porto Alegre, tem como principal característica o gosto pelo cotidiano da Igreja e pela atividade pastoral. O sacerdote vai assumir a vaga do atual bispo da Diocese, Dom Irineu Gassen, que solicitou sua aposentadoria ainda em agosto de 2017, pouco tempo antes de completar 75 anos de idade. Gassen está na Diocese desde 2008.
A nomeação do sucessor foi divulgada pela Nunciatura Apostólica do Brasil na última quarta-feira (09). Apesar da sua atuação como reitor do Seminário Maior de Viamão, onde é responsável pela formação de seminaristas da Arquidiocese de Porto Alegre, o sacerdote revelou deslumbrar-se pela ação pastoral da Igreja. “Eu sou apaixonado pela Pastoral, pela ação cotidiana da Igreja. Pelo envolvimento com os grupos e com as pessoas. Me encanta muito a vida de comunidade, a dinâmica da comunidade, e até um pouco da agitação da comunidade. Estou trabalhando na formação com gosto, mas o que eu sinto como minha vocação é estar com as pessoas, conduzir projetos, ver o crescimento da comunidade. Isso me apaixona muito”.
A notícia da sua nomeação para o episcopado chegou ainda no dia 30 de abril, por meio do arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, que é presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Durante o 17º Encontro Nacional de Presbíteros, no Santuário de Aparecida, Pe. Sílvio foi informado que havia sido escolhido pelo Papa para ocupar o posto máximo da Igreja de Vacaria. “Foi um impacto muito forte! É uma mistura de sentimentos: preocupação e até um certo medo. Porque a responsabilidade que eu tenho como presbítero é uma, e como bispo será bem maior. Nós somos todos corresponsáveis pela Igreja, mas aumenta a responsabilidade segundo a função que a gente ocupa. Mas eu não posso esquecer que sou um homem de fé. E a minha fé me diz que eu preciso contar com a graça de Deus. Então, isso me conforta bastante”.
Padre Sílvio esteve ontem em Vacaria para tratar da sua ordenação episcopal e a data em que deve assumir o cargo. Agora, volta a Porto Alegre para concluir suas atividades na Arquidiocese e retorna nas próximas semanas para conduzir os trabalhos diocesanos. Ele é natural de Encruzilhada do Sul e completa, em dezembro deste ano, 25 anos de sacerdócio.
“Quero agradecer a toda a Diocese de Vacaria pela possibilidade de trabalhar com vocês. Embora eu seja um desconhecido, eu acredito muito que é possível trabalharmos muito bem juntos. Quero deixar uma palavra de muita expectativa e disposição de trabalho. Espero corresponder àquilo que a região e a Diocese precisam”, finalizou.
Belchyor Teston - Correspondente Rádio Tapejara

Fonte: http://mobile.radiotapejara.com.br/noticia/49044/minha-vocacao-e-estar-com-as-pessoas-afirma-novo-bispo-de-vacaria