No dia 19 de novembro de 2017, nas dependências da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Vacaria-RS, aconteceu o 1º Encontro Interparoquial de Coroinhas, Acólitos e Assessores dos Campos de Cima da Serra, com a presença de 77 participantes. Este evento começou a ser planejado com três meses de antecedência, definindo data, local e programação. Teve como organizadores o seminarista diocesano Pablo Cechinato de Lima e assessores locais: Rosemeri Rodrigues, Daniela e Oendel Bizotto Padilha – Assessores da Comunidade Santo Antônio; Janete da Luz, Loreci Turbin Alves e Marivone Stangherlin – Assessoras da Comunidade Santa Terezinha; Jaqueline Fernandes – Assessora da Comunidade Matriz da Glória; Ir. Edna Santos, Thalles Mendes Sotoriva e sua mãe Claudereci de Fátima Mendes Sotoriva – Assessores da Comunidade Nossa Senhora da Oliveira.

O evento foi planejado em vista de contar com a participação das paróquias que tem coroinhas e compõem os Campos de Cima da Serra, são elas: São José de São José dos Ausentes, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Oliveira e Nossa Senhora de Fatima de Vacaria.

O encontro iniciou com a Celebração da Santa Missa, com entrada dos Coroinhas, acólitos e assessores com suas vestes litúrgicas. Durante a celebração foi realizado o Rito de Investidura dos Acólitos da Paróquia Nossa Senhora da Glória e a Oração dos Coroinhas diante do altar. Depois da benção final, todo o grupo dirigiu-se para o Centro de Catequese, aonde foi dado continuidade ao encontro.

Para ‘quebrar o gelo’ e fazer o grande grupo se conhecer, Ir. Edna coordenou uma dinâmica de apresentação. Em seguida, todos se sentaram e ela e o seminarista Marlon de Aguiar (Assessor da Paróquia de Caseiros) conduziram um momento de espiritualidade e partilha, discorrendo e instigando o grupo a pensar sobre o tema: “Espiritualidade e Missão, Servir com alegria”.

Na parte da tarde reiniciamos o encontro com um teatro inspirado na vida de São Domingos Sávio, preparado pela Comunidade Santo Antônio – Bairro Vitória – Vacaria. O Teatro foi bem preparado e muito apreciado pelo grupo. O encontro continuou com uma gincana que durou mais de duas horas com várias brincadeiras, e entre elas destacamos: Ovo na colher, corrida do saco, cabo de guerra, dança da maçã, dança da cadeira, embaixadinha, morto vivo e uma brincadeira temática com perguntas e respostas que chamamos de ‘Game Coroinha’.

Chegando próximo ao horário combinado para término do encontro, oramos e agradecemos pelo dia que juntos vivenciamos. Após a oração, partilhamos o lanche preparado pelos assessores e familiares dos participantes e entregamos a eles uma lembrança do encontro. Todos retornaram para suas casas e comunidades fortalecidos espiritualmente e alegria para servir à Igreja na missão que se sentiram chamados.

Link do vídeo do teatro encenado no encontro: https://www.youtube.com/watch?v=QyOCRL0E7Yk&t=25s

Fonte: Pablo Cechinato de Lima e Marlon de Aguiar