Nos dias 3 e 4 de junho de 2019 realizou-se, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI) em São Leopoldo, a reunião do Conselho Episcopal Regional (CONSER) com o objetivo de refletir e avaliar o caminho percorrido pela Igreja no Rio Grande do Sul, tendo por referência as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019. O encontro reuniu os bispos das 18 dioceses que compõe o Regional Sul 3 da CNBB.

Durante o CONSER foram escolhidos os novos referenciais para as comissões episcopais. Dom Silvio Guterres Dutra, bispo diocesano de Vacaria, foi escolhido referencial da Comissão Episcopal Pastoral Sócio Transformadora. A lista completa dos bispos referênciais pode ser consultada aqui.

Na quarta-feira, 5 de junho, o encontro contou com a presença dos provinciais das congregações religiosas masculinas e femininas que atuam no Regional. Junto dos bispos refletiram sobre a vocação em tempo de mudança de paradigmas.

Nos dias 6 e 7 juntaram-se aos bispos e aos provinciais os coordenadores diocesanos de pastoral e também os coordenadores das pastorais e serviços da CNBB Sul 3 para a Assembleia Regional da Ação Evangelizadora (ARAE). O tema central da Assembleia foi a atualização do objetivo e linhas de ação da ação evangelizadora no Regional Sul 3 da CNBB.

A ARAE contou com a participação do Dr. Nelson Arns, Coordenador Nacional da Pastoral da Criança, refletindo sobre o papel da pastoral por ele coordenada. Dom Leomar Brustolin, Bispo auxiliar de Porto Alegre, e prof. Leonardo Agostini, PUCRS, conduziram o estudo acerca das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023. Também foi momento de partilha da síntese avaliativa da caminhada pastoral do último quadriênio 2015-2019 e reflexão sobre os 25 anos de presença missionária da Igreja do Rio Grande do Sul em Moçambique.

Em sua fala no Programa Tempo de Ser Igreja, veiculado pela Tua Rádio Fátima 90,5FM, do dia 8 de junho de 2019, Dom Silvio Guterres Dutra mencionou sua alegria pela participação nos encontros, definindo-os como momentos ricos e prazerosos de comunhão e discernimento dos caminhos que a Igreja deve tomar no Rio Grande do Sul. Do encontro brota o compromisso de levar-se adiante todas as intuições e diretrizes lá traçadas, em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023, que indica o princípio da pastoral urbana e das pequenas comunidades missionárias como caminho para a Igreja nos tempos hodiernos.