Com o lema “estive preso e vieste me visitar” (Mt 25, 36), a Pastoral Carcerária (PCr) está presente em todos os estados do Brasil e é uma pastoral social ligada diretamente à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Na Diocese de Vacaria a PCr vem desenvolvendo e participando de atividades e é coordenada pela Irmã Iraci de Fátima Cirino dos Santos, da congregação das Irmãs de São José.

No último domingo (16) a coordenadora da PCr na Diocese de Vacaria, em contato com a Pastoral da Comunicação, divulgou um relatório das atividades desenvolvidas no ano de 2019, bem como os encontros dos quais a coordenação diocesana participou, com o objetivo de aperfeiçoar e traçar metas para o trabalho na Diocese.

No dia 8 de março Irmã Iraci participou da reunião de coordenadores da PCr na cidade de Porto Alegre/RS.

Já entre os dias 26 e 28 de abril, na cidade de Torres/RS, Diocese de Osório, aconteceu o Encontro de Formação para Agentes da PCr que trabalham com mulheres presas. Participaram da Diocese de Vacaria Irmã Iraci de Fatima Cirino dos Santos e Irmã Neusa Maria Piazza. De acordo com a Irmã Iraci, “lutar pelo fim da política de encarceramento exige de cada agente ter o cheiro da cadeia, fazer a experiência de se colocar no lugar para entender a situação da mulher encarcerada”.

Nos dias 1 e 2 de junho realizou-se a formação dos Agentes da PCr da Província Eclesiástica de Passo Fundo, no Centro de Formação da Diocese de Vacaria. A formação teve como tema “os encarcerados e suas dores” e como lema “nas dores de Maria, as dores das famílias dos encarcerados”. Participaram da diocese de vacaria seis agentes da PCr. Na oportunidade foram selados os compromissos desta Pastoral na Diocese de Vacaria: trabalhar com as famílias em parceria com outras pastorais ou movimentos da Igreja; trabalhar com os presos por categorias; atividade com crianças com situação de encarceramento na família; visita às famílias dos detentos (acompanhamento no dia da visita no presídio, parceria com psicólogos, presidentes de bairros, conhecidos dos presidiários, movimentos de Igreja, Conselhos Comunitários); fortalecimento da PCr na Diocese; envolvimento das Paróquias; atenção especial aos filhos dos presidiários.

Por fim, no dia 9 de junho, a PCr de Lagoa Vermelha, que faz parte da Pastoral da Diocese de Vacaria, realizou visita ao presídio estadual de Lagoa Vermelha.  O objetivo da visita foi entrar em contato com as famílias dos encarcerados para coletar informações para então dar seguimento ao trabalho da Pastoral no município, em consonância com os objetivos firmados a nível de Diocese.

O objetivo da Pastoral Carcerária é a “Evangelização e Promoção da Dignidade Humana por meio da presença da Igreja nos Cárceres através das Equipes de Pastoral na busca de um mundo sem cárceres”.

Fonte: PASCOM
Fontes consultadas: Coordenação PCr Diocese de Vacaria; e site da PCr Nacional