VOCAÇÃO ACERTADA, VIDA FELIZ!

Aconteceu no dia 06 de abril de 2019, na Paróquia São José Operário de Sananduva, o primeiro Encontro Vocacional do ano. O encontro foi organizado pela Equipe Vocacional Diocesana. Esta é composta pelo Bispo Diocesano; Animador Vocacional; Candidato ao Diaconado Permanente; Seminarista; Irmãs de diversas Congregações existentes na Diocese e um casal de Leigos, representando os casais vocacionais.

Iniciou às 9h com um momento de acolhida e apresentação dos participantes, realizou-se uma dinâmica coordenada pelos seminaristas Edimar Scopel (2º Ano de Teologia) e Maurício Zanotto (1º Ano de Filosofia). Na dinâmica contemplou-se a conversa em dupla, na intenção de que um apresentasse o outro. Após a apresentação, passou-se para o momento de oração, que foi coordenado pela Irmã Maria Jandira (Congregação das Angélicas de São Paulo), com o auxilio das Irmãs Mara Garcia (Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial) e Rita Tessaro (Irmãs de São José de Chambery). A oração foi motivada, a partir da Leitura Orante da Palavra, refletiu-se o texto de Mt 9,16-22, parábola do Jovem rico.

O passo seguinte, foi apresentar, o que é vocação? na intenção de não se esgotar o tema, mas sim ampliar seu horizonte. Para isso, contou-se com a colaboração do seminarista Marlon de Aguiar (2º Ano de Teologia) e do Diácono Pablo Cechinato de Lima (Animador Vocacional). Na explanação, buscou-se trabalhar a amplitude do tema, visto que, se abriria espaço para ouvir à partilha das vocações específicas: Vocação sacerdotal (seminaristas Edimar Scopel e Maurício Zanotto); Vocação à vida Consagrada (Irmã Mara Garcia pertencente a congregação das Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial); Vocação do Leigo (Inelve Curzel) e Casal Vocacional (Mari Cechin).

Na intenção de ajudar os vocacionados a construírem um projeto de vida, passou-se para o preenchimento da ficha do vocacionado. A ficha conta com perguntas em âmbito pessoal, para que os mesmos possam se conhecer e ao se conhecerem, consigam discernir a vocação. Ao mesmo tempo, em outro espaço, houve um momento de partilha entre os casais vocacionais, com o propósito de apresentar a eles, qual a missão dos casais vocacionais. Após, concluíu-se as atividades com uma bonita oração e um saboroso almoço, que foi preparado pelos animadores vocacionais da Paróquia São José Operário de Sananduva.

A Equipe Vocacional Diocesana agradece imensamente ao pároco, Pe. Ivaldo Grison, pela acolhida na paróquia; aos animadores vocacionais, pela dedicação com que auxiliaram na realização do encontro; aos casais vocacionais das paróquias; aos vocacionados, seminaristas, presbiteros, religiosas e legios que se fizeram presentes.

O encontro teve como intenção despertar os jovens para o sentido da vida que está em descobrir a vocação. Participaram do encontro, vocacionados das seguintes paróquias: Nossa Senhora Auxiliadora de Campestre da Serra; Nossa Senhora de Fátima de Vacaria; Nossa Senhora da Glória de Vacaria; São Paulo Apóstolo de Lagoa Vermelha; Nossa Senhora das Dores de Barracão; Cristo Rei de São João da Urtiga e São José Operário de Sananduva.

Texto: Equipe de Comunicação
Imagens: Inelve Curzel