Aconteceu no dia 10 de Abril, na sala de reuniões da Paróquia Nossa Senhora da Oliveira – Catedral de Vacaria, o encontro com secretárias(os) das paróquias da Diocese. O encontro teve início às 9h com a oração que foi conduzida pelo coordenador de Pastoral Pe. Rene Zanandréa. Após a oração, Dom Sílvio Guterres Dutra, Bispo Diocesano, proferiu as palavras de acolhida e abertura do encontro.

A proposta de encontro contou com a explanação acerca da missão do atendimento, sob entendimento de que a secretaria paroquial é uma secretaria pastoral; a sua relação com a diocese (secretaria pastoral, administrativo); comunicação direta (whatsapp), com contribuição do Pe Rene e da secretária de Pastoral Claudia Zamboni Rossi. Também abordou-se a questão contábil, financeiro, apresentando o programa SGCP, com a contribuição do José Elaudir. Encerrando a programação da parte da manhã, aconteceu o almoço e logo após, dedicou-se tempo para o tema da Iniciação à Vida Cristã, contando com as contribuições de Dom Sílvio. Fez se oportuno também, apresentar as(os) secretárias(os) a importância, o zelo e o cuidado que se deve ter com a questão da documentação, com a colaboração da secretária da Cúria, Sara Caon.

No encontro frisou-se a importância da secretaria paroquial, pois é nela que as pessoas são atendidas. É na secretaria que percebemos o grau de organização de uma paróquia, pois ali se encontram os elementos estruturais da vida paroquial. A secretaria paroquial é o “coração” de uma paróquia. Direta ou indiretamente, toda a vida pastoral e administrativa de uma paróquia passa pela secretaria. A perspectiva maior, foi o foco em três principais modalidades: o atendimento direto, o atendimento indireto e o atendimento subliminar. Atentos a essas categorias de atendimento, padres e secretárias(os), contribuirão para uma paróquia em estado permanente de missão.

Estiveram presentes secretários das seguintes Paróquias: São Paulo Apóstolo, Lagoa Vermelha; Cristo Rei, São João da Urtiga; N. Sra. de Fátima, Vacaria; São José Operário, Sananduva; São Sebastião, Max. de Almeida; Santo Antônio, Muitos Capões; Senhor Bom Jesus, Bom Jesus; Santuário N. Sra. Consoladora, Ibiaçá; Imaculada Conceição, Caseiros; São João Batista, Esmeralda; São João Batista, Sananduva; São Luiz Rei, Ipê; N. Sra. de Lourdes, Cacique Doble; São José, Ibiraiaras; N. Sra. da Glória, Vacaria; N. Sra. do Caravággio, Paim Filho; Catedral Nossa Senhora da Oliveira – Vacaria; Santo Antônio, Lagoa Vermelha; São José, São José dos Ausentes; Santo Expedito, Sto. Expedito do Sul; N. Sra. da Saúde, Tupanci do Sul; São José, São José do Ouro; N. Sra. das Dores, Barracão; e N. Sra. do Rosário, Machadinho.