Futuro bispo de Vacaria foi ordenado neste domingo

Geral  23 de julho

Celebração aconteceu no município de Charqueadas.

A Diocese de Vacaria está a menos de um mês de ter o seu novo bispo atuando frente às atividades da igreja. Com a posse marcada para o 05 de agosto, Dom Sílvio Guterres Dutra tornou-se oficialmente bispo da Igreja Católica neste domingo (22), ao receber a ordenação episcopal em celebração realizada no município de Charqueadas.
Escolhido e nomeado para ser o sucessor de Dom Irineu Gassen – bispo desde 2008 e que, recentemente, teve seu pedido de aposentadoria aceito pela Nunciatura Apostólica do Brasil – Sílvio Guterres Dutra foi notificado ainda no início de maio de que seria o novo pastor da igreja de Vacaria. Até então, o religioso compunha o presbitério da Arquidiocese de Porto Alegre, onde atuava como reitor do Seminário Maior de Viamão e era responsável pela formação dos seminaristas.
Na celebração de ordenação, presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, Dom Sílvio agradeceu as pessoas envolvidas na sua caminhada cristã e colocou-se a serviço da Diocese. “Gratidão ao Deus Trindade que me amou, me criou, me chamou e me sustentou com sua mão poderosa até o dia de hoje. Eu não possuo um projeto de Governo para a pastoral da Diocese. Pois ser bispo de vocês não é um projeto meu. Tudo isso é um projeto de Deus, em uma grande combinação com Nossa Senhora Aparecida e com o papa Francisco. Por isso vamos, juntos, perguntar a eles o que querem de nós e da Igreja de Vacaria. Eu desconfio que não seja pouca coisa. Quero que contem comigo e com a minha grande vontade de servir e de acertar o caminho com vocês”.
Dom Sílvio já esteve em Vacaria algumas vezes e visitou parte das paróquias que compõem a Diocese. Agora, aguarda a posse, marcada para o dia 05 de agosto, na Catedral de Vacaria, para assumir definitivamente o episcopado. “No início tive medo do que viria pela frente, depois me veio uma serenidade da certeza de que é deus que está nos conduzindo e conduzindo tudo. E por fim uma grande alegria de pensar que viverei minha fé junto com vocês. Sempre fui muito amparado por Deus e por sua mãe, e isso não vai mudar”, finalizou.

Fonte: http://www.radiotapejara.com.br/noticia.php/50273/futuro-bispo-de-vacaria-foi-ordenado-neste-domingo?not_id=50273

IMAGENS