Aconteceu em São João da Urtiga, de 05 a 14 de janeiro, a quarta edição da Romaria do Batismo no Santuário São João Batista.

A novena preparatória contou com massiva participação do povo local e romeiros de diversas cidades do RS e outros Estados da Federação. Foi concluída, na noite do dia 13, com uma grande procissão luminosa nos arredores do Santuário.

O domingo da Romaria ficou marcado por três momentos fortes: a missa das 10h, presidida pelo Pe. Edson Priamo do Santuário de Ibiaçá, a renovação individual do batismo na réplica do Rio Jordão, e o encerramento com a renovação das promessas do batismo e bênção do Santíssimo Sacramento. Nos três momentos houve enorme participação do povo.

O tema central da romaria foi a renovação da vida cristã a partir do resgate dos compromissos assumidos no batismo, outrora pelos pais e padrinhos, e hoje, por cada um. Em torno dessa temática, refletiu-se sobre a renovação das comunidades de fé, das instituições da sociedade e da ética. Em cada época da história, o batizado é chamado a imprimir no contexto em que vive, os valores do Reino, dando testemunho de vida cristã.

A organização da Romaria contou com o trabalho de várias instituições: Conselho Matriz, Conselho do Santuário, Prefeitura Municipal, Pastorais e Movimentos da Igreja; e do empenho das Entidades do Município e voluntários. Dessa maneira, foi possível oferecer aos romeiros serviço de copa e cozinha todas as noites da novena, além do churrasco no domingo.

O Pároco Pe. João Carlos agradece aos colegas padres que pregaram a novena, bem como a todos que participaram, de modo especial, à comunidade Urtiguense.

Fonte: Pe. João Carlos Zanella

Compartilhe