ordenação presbiteral do diácono Pablo

Aconteceu no sábado, dia 03 de agosto de 2019, às 15hs, na Comunidade São Manuel da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campestre da Serra-RS, a solene celebração em que o diácono Pablo Cechinato de Lima foi ordenado Presbítero para a Diocese de Vacaria. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Sílvio Guterres Dutra e concelebrada por demais bispos e padres presentes.

A Celebração contou com a presença de um grande número de pessoas. Foi marcada por muita emoção, provocada pela beleza e encantamento do Rito de Ordenação. Em seu processo formativo, o Diácono Pablo construiu uma bonita caminhada, que começou primeiramente com o seu chamado a vida. Pablo Cechinato de Lima, nasceu no dia 5 de agosto de 1993. É filho de Itacir Tavares de Lima e Giovana Cechinato de Lima. Foi batizado na Comunidade de São Manoel, um mês após seu nascimento. Foi coroinha nas comunidades vizinhas, capelas São Roque e Nª. Srª. da Saúde desta mesma Paróquia, onde foi catequizado e crismado.

Entrou no Seminário da Diocese de Vacaria no ano de 2011. Neste mesmo ano iniciou seus estudos da Filosofia no Instituto Superior de Filosofia Berthier – IFIBE e engajou-se na Pastoral Hospitalar do Hospital São Vicente de Paulo; no segundo ano, 2012, engajou-se na Pastoral Carcerária e Pastoral da Juventude; e no último ano de Filosofia, 2013, e primeiro ano de Teologia, 2014, fez pastoral na Paróquia Santuário Nossa Senhora da Saúde de Tupanci do Sul.

No ano de 2015 realizou um ano de Estágio Pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Glória de Vacaria, onde permaneceu fazendo pastoral até 2017, trabalhando com Formação Litúrgica, Bíblica, Catequética, auxiliando na Escola Diocesana de Diáconos e Pastoral dos Coroinhas e Acólitos. No ano de 2018 até março de 2019, fez pastoral na Paróquia Nossa Senhora das Dores de Barracão, ali foi ordenado diácono no dia 14 de dezembro de 2018 e foi-lhe confiado ser referencial da Animação Vocacional da Diocese. A partir de abril de 2019, passou a residir em Sananduva, na Paróquia São João Batista, para preparar-se intensamente como discípulo que tem sede de configurar-se a Jesus.

Pe. Pablo Cechinato de Lima que escolheu como lema de Ordenação Presbiteral: “Chamo-vos amigos” (Jo 15,15), inicia sua caminhada Presbiteral, atuando como Vigário Paroquial, na Paróquia São João Batista de Sananduva.

Animação Vocacional

Nas semanas que antecederam a ordenação, como forma de preparação, aconteceram duas semanas de Animação Vocacional. A primeira delas foi dos dias 15 a 18 de Julho, realizando a visita e animação nas escolas do município. Esta contou com a participação do Diácono Pablo, irmãs religiosas, seminaristas e o Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campestre da Serra, Pe. Nilson Mezzomo.

A segunda semana aconteceu dos dias 28 de julho a 01 de agosto, com o objetivo de visitar e animar as comunidades da Paróquia. Contou com a presença do Diácono Pablo, Padres, Bispo, irmãs religiosas, seminaristas, vocacionados e casais vocacionais.

Primeira Missa

No domingo, 04 de agosto de 2019, na comunidade São Roque, Campestre da Serra, o padre Pablo Cechinato de Lima celebrou a sua primeira missa.