A paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, da cidade de Caseiros/RS, recebeu no último final de semana a visita pastoral do bispo diocesano de Vacaria Dom Silvio Guterres Dutra.

Entre os dias 8 e 11 de agosto, o Bispo participou de uma série de atividades na Paróquia, entre elas visita às comunidades da cidade e do interior, a entidades, a representantes dos poderes Executivo e Legislativo e, também, visita a doentes e encontro com lideranças da paróquia.

Na quinta-feira (8) o bispo foi recepcionado na sede paroquial e dali seguiu em carreata até a comunidade São Luís em que aconteceu a missa de abertura da visita pastoral. Na sequência foi recebido pelo conselho paroquial e pelas irmãs angélicas, juntamente com o pároco, Padre Elisandro Guindani.

Na sexta-feira (9) o dia iniciou com encontro com o prefeito municipal de Caseiros, Leo Cesar Tessaro e com os secretários municipais. Logo após, Dom Silvio foi recebido na Câmara de Vereadores. Nesses dois encontros o assunto principal foi o caminho que precisa ser feito pela Igreja em parceria com os Poderes para, assim, melhorar a vida de toda a população. Na parte da tarde foram visitadas duas comunidades, com a celebração da Santa Missa. Logo após foram realizadas visitas a doentes da comunidade. À noite o bispo se reuniu com representantes de sindicatos, associações e comércio da cidade, aonde foram esclarecidas uma série de dúvidas da parte dos representantes presentes.

No sábado (10) as atividades iniciaram com a entrevista cedida pelo bispo e pelo pároco na rádio comunitária do município. Logo na sequência foram realizadas duas missas nas comunidades do interior. À tarde a programação iniciou com o encontro entre o bispo e as lideranças dos grupos, movimentos, pastorais e comunidades de toda a paróquia, onde todos tiveram a oportunidade de elencar alegrias, tristezas e sugestões para a melhora do trabalho de evangelização na paróquia. Após o encontro com lideranças o bispo reuniu-se com os jovens do CLJ e Cursilho Jovem da paróquia. Seguiu-se com missa no bairro, visita a doentes, missa em mais uma comunidade e jantar com a comissão paroquial e membros do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA).

A visita pastoral encerrou-se com a missa realizada na Igreja Matriz, com homenagem aos pais presentes, em que Dom Silvio agradeceu à comunidade caseirense, ao Padre Elisandro e às irmãs Angélicas pelo trabalho realizado na paróquia e pela atenção dispensada a ele durante esses dias de intensas atividades.

O pároco, Padre Elisandro Guindani, avaliou a visita pastoral: “primeiro gratidão pela disponibilidade de Dom Silvio, por seu testemunho e exemplo. E através desse exemplo Dom Silvio faz com que nós também busquemos cada vez mais acertar e fazer melhor em favor da comunidade. Sua presença enriquece nosso trabalho e incentiva o povo a continuar participando e se doando à sua comunidade. Também agradeço ao povo pela colaboração na preparação de toda a visita, bem como a grande participação da comunidade em todas as atividades propostas”.

A paróquia de Caseiros também realizou, durante a visita pastoral, uma coleta de alimentos em favor do seminário, contribuindo, assim, na formação dos futuros padres da Diocese.

A próxima visita pastoral de Dom Silvio será na paróquia São José, de São José dos Ausentes, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro do corrente ano.