retiro paroquia São Paulo Apostolo - LAgoa Vermelha

A Paróquia São Paulo Apóstolo, Lagoa Vermelha, realizou neste domingo, 18 de agosto de 2019, seu Retiro Paroquial, com o tema “o Senhor já me deu o suficiente”.

Iniciação à vida cristã foi o tema norteador do encontro, que buscou tornar conhecida a reflexão trazida pelo Documento 107 da CNBB, “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”.

O encontro foi antecedido por um processo de estudo e reflexão do Documento por algumas lideranças leigas da comunidade, que tornaram-se responsáveis pela preparação e pela condução das reflexões do Retiro.

Toda a comunidade paroquial foi convidada à participação. Fizeram-se presentes representantes das comunidades, movimentos, ministérios e pastorais da Paróquia.

Ao final do retiro, pe. Luiz Primachick, pároco da Paróquia, motivou os participantes a assumirem o compromisso de batizados e auxiliarem nas visitas e bênção nas casas que serão realizadas no mês de outubro.

Iniciação à vida cristã

O Documento 107 da CNBB, “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”, aprovado na 55° Assembleia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil, busca apresentar a reflexão e propostas de ação que apontam a necessidade de ter-se um itinerário que possibilite o encontro, a experiência pessoal, com o Ressuscitado e leve a cada cristão, num constante processo de conversão, seguimento e configuração, a serem discípulos missionários.

A Diocese de Vacaria, desde a aprovação do Documento 107, vêm proporcionando encontros de formação sobre a Iniciação à vida cristã e desafiando as comunidades, e nelas todos os batizados, a assumirem o compromisso da conversão da vida da comunidade eclesial, tendo a iniciação à vida cristã como eixo unificador dos esforços da Igreja, para uma maior fidelidade à missão que o Senhor nos confiou.

A 42° Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada em 2018, assumiu a iniciação à vida cristã como prioridade diocesana.

Texto: Pascom
Fotos: Pascom e Vera Lucia Guadagnin