Aconteceu no dia 09 de Junho de 2019 na Catedral Nossa Senhora da Oliveira, em celebração solene, a admissão ao Ministério de Leitor dos seminaristas da etapa da Configuração (Teologia) juntamente com dois candidatos ao Diaconato Permanente.

No dia em que a Igreja lembra a Solenidade de Pentecostes, na missa das 18h, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Silvio, missa que encerrou a festa da comunidade Nossa Senhora da Oliveira – Catedral em honra ao Divino Espírito Santo, os seminaristas da etapa da Configuração (Teologia) Edimar Scopel e Marlon de Aguiar, juntamente com os candidatos ao diaconato permanente Luciano Oliboni e Renato Claro de Lima, receberam o Ministério de Leitor. Receberam das Mãos de Dom Silvio o Lecionário na intenção de que a Palavra de Deus seja absorvida por eles e posteriormente seja anunciada com dignidade e fidelidade.

A Igreja é composta de Ministros que exercem ministérios. No caminho formativo que culminará nos três graus da ordem são propostos alguns ministérios: o 1º é a Admissão a Teologia; o 2º é Ministério de Leitor; e o 3º é Ministério de Acólito. Após, concluída esta etapa da formação, o passo seguinte é a inserção no grau da ordem Diaconato, Presbiterado e Episcopado.

Estiveram presentes na Celebração, além dos candidatos que receberam o Ministério e seus familiares; Pe. Rene Zanandréa, pároco da Catedral e formador/assistente do Propedêutico; Pe. Elisandro Guindani, formador/assistente dos seminaristas da Configuração (Teologia) e do Discipulado (Filosofia); Diác. Pablo Cechinato de Lima;  seminarista; e a comunidade.

Texto: Pascom Diocese de Vacaria
Fotos: Pe. Rene A. Zanandréa