Bispo
Em Breve.

Bispo Emérito
Dom Frei Orlando Dotti – OFMCap

Nasceu em Antônio Prado, no dia 22 de Junho de 1930. Filho de José e Mathilde Miotto Dotti, recebeu de Octacílio.

Formação: Estudou na escola da localidade de Linha Silva Tavares, 1937 a 1941. Em 1942, entrou no seminário dos capuchinhos em Veranópolis. Completou o curso clássico do segundo grau em Ipê, de 1946 a 1948. Em 1949, fez o noviciado em Flores da Cunha.
De 1950 a 1952, filosofia em Marau. Em 1953 a 1956, Teologia em Garibaldi e em Porto Alegre. Foi ordenado sacerdote em Porto Alegre no dia 08 de Abril de 1956, de 1956 a 1958, frequentou o curso de inglês no centro cultural americano. De 1958 a 1959, fez curso de inglês em Washington, DC, onde também incluiu o curso de Educação Comparada.

Atividades: De 1957 a 1962, professor no seminário de Ipê. De 1962 a 1964, diretor e professor no curso clássico de Marau. De 1964 a 1969, professor na faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí.
No dia 25 de Maio de 1969, foi ordenado bispo. De 1969 a 1976, bispo de Caçador. Em 1972, fundou a Faculdade de Ciências e Letras em Caçador. De 1974 a 1976, membro estadual de educação de Santa Catarina.
De 1976 a 1983, bispo da Barra/BA. Coordenador do setor de educação e do setor social da CNBB, de 1978 a 1982. Neste mesmo período, membro do departamento da Ação Social do CELAM.
De 1983 a 1986, bispo coadjutor de Vacaria. De 1986 a 2003, bispo Diocesano de Vacaria. Durante esse período, foi presidente nacional da Comissão Pastoral da Terra e membro da Pax Christi International.
De 2006 a 2008, Administrador Apostólico de Vacaria.
Atualmente é bispo Emérito e Notário da Diocese de Vacaria.

Brasão: Embora o brasão não siga a rigor as leis da Heráldica compõem-se dos símbolos tradicionais do bispo: chapéu eclesiástico, borlas e cruz. No centro, de fundo azul claro, significando o mundo, lugar no ministério episcopal está o “TAL” símbolo bíblico e franciscano da penitencia. Logo abaixo tem uma espiga de trigo e um cacho de uva, produtos do sul do pais e símbolo da Eucaristia, que o bispo preside nas concelebrações diocesanas.
Em faixa própria ao pé do brasão traz o lema: “Cor Ad Cor Loquitur, o Coração fala ao coração. O Lema é tirado da tradição franciscana da Idade Média, também adotado pela FAFI de Ijuí e do Cardeal John Henry Newman.

Padres
Diocesanos