Forania de Vacaria

Forâneo – Pe. Cláudio Antônio Prescendo

Paróquia Nossa Senhora da Oliveira

Cidade: Vacaria – RS
Forania: Vacaria
Endereço: Rua Borges de Medeiros, 1335
Telefone: (54) 3231-1375
E-Mail: catedral@catedralvacaria.org.br
Site: www.catedralvacaria.org.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/catedralvacaria/
Data de criação da paróquia: 20/12/1768
Horários de Missas: Segundas, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados  às 18h; Terças feiras às 16h e aos Domingos às 07h45min, 10h15min e 18h.
Horários de Atendimento à comunidade: De Segunda a Sexta das 08h às 11h50min e das 13h30min às 17h30min aos Sábados das 08h às 11h50min.
Pároco: Mons. Germino Pagno
Breve histórico da paróquia: O grande empreendimento da paróquia de Vacaria no início do século XX era a construção da nova igreja matriz. No dia 14 de janeiro de 1900, o Padre Mário Deluy, do clero diocesano, fizera o lançamento da pedra fundamental do novo templo, projetado pelo engenheiro Dr. Manoel Silveira Gusmão.
O Frei Alfredo, substituto do Padre Mário, apesar de todos os esforços e iniciativas, não consegui encaminhar a construção. O substituto dele, Frei Teófilo, desistiu do projeto do Dr. Gusmão e adotou o projeto da atual igreja catedral; contudo, somente a famosa dupla do Frei Pacífico e Efrem conseguiu viabilizar a construção da magnífica obra de arte, em estilo gótico, que é a catedral de Vacaria, orgulho de nossa terra e gente.
Deixaram eles para a posteridade o legado de trabalho, competência e bom gosto materializado no único grande templo construído em pedra moura em todo o Brasil.
Pelos séculos afora as torres da catedral apontarão para os céus proclamando as maravilhas do Senhor e convidando a todos para a festa da fraternidade.

Paróquia Nossa Senhora da Glória
Cidade: Vacaria/RS
Forania: Vacaria
Endereço: Rua Campos Sales, 1500
CEP: 95200-000
Telefone: (54) 3231-2284
E-Mail: paroquiadagloria@yahoo.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/ParoquiadaGloriaVacaria
Número de comunidades: 11
Data de criação da paróquia: 15/08/1981
Horários de Missas: Quartas feiras às 16; Domingos às 09h e às 18h; Toda a 1ª Sexta feira de cada mês às 15h.
Horários de Atendimento à comunidade: De Segunda a Sexta das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.
Pároco: Pe. Cláudio Prescendo




Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Cidade: Vacaria/RS
Forania: Vacaria
Endereço: Largo de Fátima, 103
Telefone: (54) 3231-1328
E-Mail: secfatima@ofmcaprs.org.br
Número de comunidades: 30
Data de criação da paróquia: 29/01/1959
Horários de Missas:
- Terça-feira: 16h (Capela do cemitério Santa Clara)
- Quarta-feira: 16h – Missa da saúde na Matriz Fátima
- Quinta-feira: 17h – Missa na Comunidade São Sebastião – Bairro Petrópolis
- Sexta-feira: 19h – Missa na Comunidade São Cristóvão – Bairro Jardim dos Pampas
- Sábado: 18h – Missa na Matriz de Fátima
- Domingo: 07:30h, 09h e 19h – Missa na Matriz de Fátima
Horários de Atendimento à comunidade:
De Segunda a Sexta 08h às 11h30min e da 14h ás 17h30min e aos Sábados 08h às 11h30min.
Pároco: Frei Eudes Roque Zanon
Vigário/outros padres que atendem a paróquia/função:
Frei Ismael Sartor – vigário Paroquial e superintendente da Rádio Fátima
Frei Cleto Armiliato – Aconselhamento e Auxiliar de Pastoral
Dom Osório Bebber – Bispo Emérito de Joaçaba/SC – Assessoria e Pastoral
Frei Honorato Simionatto – Serviços fraternos e Horticultura
Breve histórico da paróquia:
Os Capuchinhos, oriundos da Savoia, na França, ao chegar ao Rio Grande do Sul receberam a incumbência de pregar as santas missões entre os imigrantes italianos. Eles, porém, não se contentaram com isso. Desde o início partiram para as periferias religiosas daquele tempo a fim de evangelizar os luso-brasileiros nos Campos de Cima da Serra, e depois os indígenas, em Cacique Doble. A convite do Padre Mário Deluy, francês com eles, pregaram as santas missões em Vacaria, em preparação à passagem do ano de 1900, conforme pediam os bispos do Brasil. Durante 45 dias foram missionadas as capelas de Bom Jesus, Nossa Senhora da Luz, Santo Antônio de Muitos Capões, Nossa Senhora da Conceição Aparecida da Vila Ituim e a sede da paróquia de Nossa Senhora da Oliveira. Os dois fundadores da Província, Frei Bruno e Frei Leão foram também os dois primeiros missionários capuchinhos de Vacaria.

A missão de Vacaria foi assim anunciada pelo Frei Bruno: “Padre Leão e eu devemos partir para ir fazer missões durante um mês e meio, entre os brasileiros, em Vacaria. É um desafio. Veremos o que se pode fazer por este povo”. E assim avaliou: “Nossa missão teve êxito além do que podia esperar”. “Posso afirmar que nunca em minha vida apreciei tão visivelmente os efeitos sensíveis da graça como durante esta missão”. “Que vasto campo aberto diante de nós. É lá que se é verdadeiramente missionário”. As palavras de Frei Bruno tem linguagem, tom e sentido proféticos. Precisamente em janeiro de 1903 Frei Alfredo, um dos mais conceituados frades da missão, foi nomeado pároco da freguesia Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria. Foi à primeira paróquia assumida pelos capuchinhos no Rio Grande do Sul.

CRIAÇÃO DA PARÓQUIA N. S. DE FÁTIMA
O Frei Pacífico foi a pessoa de confiança do Arcebispo de Porto Alegre para todas as demandas visando a criação da Prelazia de Vacaria, “confiada aos Capuchinhos”. Foi a presença maciça dos frades capuchinhos que possibilitou primeiramente a criação da prelazia de Vacaria, em 08 de setembro de 1934 e, depois, a elevação desta à categoria de Diocese, a 10 de fevereiro de 1957.
a chegada do bispo diocesano Dom Augusto Petró os capuchinhos, prevendo a necessária saída da catedral, solicitaram um novo espaço para seu trabalho pastoral em Vacaria. O bispo diocesano por decreto de 29 de janeiro de 1959 concedeu-lhes de forma permanente uma nova paróquia, dedicada à Nossa Senhora de Fátima.
A paróquia de Fátima mantém vivo em Vacaria o espírito franciscano herdado dos frades.

EQUIPE MISSIONÁRIA
As missões populares fazem parte do carisma original da Ordem Capuchinha (1528). Os capuchinhos, no curso da história, são conhecidos como missionários.
O serviço das missões populares pelos freis capuchinhos do RS é desenvolvido desde 18 de janeiro de 1896, quando chegaram os primeiros freis capuchinhos no RS (Garibaldi), vindos da Sabóia (França), que se tornaram missionários ambulantes nas colônias italianas.
Em 1900, os freis fizeram a primeira tentativa de pregação de missões populares junto a brasileiros na área de Vacaria.
O ano de 1942 marca a estruturação da equipe missionária com um diretor liberado.
De 1946 a 1951 a província do RS manteve missionários em Portugal. Em 1952 frei Bernardino Vian retorna de Portugal trazendo a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. De 1952 a 1976 houve duas equipes de missionários: uma que atendia mais os três estados do Sul e a outra a região central do país.
A crise pós-concilio Vaticano II (1962-65) com a desistência de vários freis obrigou a província a extinguir a equipe da região central do país e reestruturar a outra equipe com renovação dos conteúdos e dos métodos. A partir de 1970 passou-se a usar uma coerente simbologia nas pregações e celebrações: músicas, mensagens, audiovisuais e recursos técnicos como alto-falantes, gravadores, notebook, data show... Além da dinâmica de organização da pré-missão, missão e pós-missão.
A Rádio Fátima nasceu ligada as missões em 1967, os missionários desejavam fazer da rádio um prolongamento da mensagem, onde o povo missionado gostava de ouvir seus missionários
Na década de 1980 as missões também foram marcadas pela presença de auxiliares leigos. De 1980 até 1998 marcou presença irmãs religiosas e estudantes de teologia.
Residência: Inicialmente a equipe missionária residiu na fraternidade Imaculada Conceição, em Caxias do Sul. De 1960 a 1962, no Seminário Seráfico Santo Antônio, em Vila Flores. Desde 1963 a equipe missionária reside em Vacaria.