Formação

Seminário Nossa Senhora da Oliveira
Formador: Pe Elisandro Guindani
eguindani@yahoo.com.br
Edifício Dom Irineu Gassen, Rua Padre Valentim, Bairro Lucas Araújo, Passo Fundo/RS, CEP 99072-100
seminariovacaria@yahoo.com.br







O Seminário Diocesano Nossa Senhora da Oliveira é responsável pela formação humano-afetiva, comunitária, espiritual, pastoral-missionária e intelectual dos candidatos ao sacerdócio da Diocese de Vacaria.

Localizado na cidade de Passo Fundo, a formação acadêmica acontece em duas etapas: o curso de Graduação em Filosofia, com duração de três anos, realizado no Instituto Superior de Filosofia Berthier, IFIBE (http://ifibe.edu.br); seguida do curso de Graduação em Teologia, com duração de quatro anos, realizado no Instituto de Teologia e Pastoral, ITEPA (http://itepa.com.br).


Atualmente o Seminário Diocesano Nossa Senhora da Oliveira tem como formador o padre Elisandro Guindani e conta com quatro seminaristas:

Felipe Carra
Data de nascimento: 06/09/1993
Natural da Paróquia São José Operário – Sananduva
4º ano Teologia
Pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Oliveira, Catedral, Vacaria







Pablo Cechinato de Lima
Data de nascimento: 05/08/1993
Natural da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Campestre da Serra
3º ano Teologia
Pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Glória, Vacaria














Edimar Scopel
Data de nascimento: 12/01/1996
Natural da Paróquia São Luiz Rei – Ipê
3º ano Filosofia
Pastoral na Paróquia São José Operário, Sananduva








Marlon de Aguiar
Data de nascimento: 07/12/1993
Natural da Paróquia São João Batista – Sananduva
3º ano Filosofia
Pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Caseiros






Escola Diocesana de Diáconos
Responsável: Pe Cláudio Prescendo
Coordenador Diocesano de Pastoral
presc@ibest.com.br




A Escola Diocesana de Diáconos, iniciada no mês de agosto de 2016, tem-se constituído em fato histórico. Pela primeira vez na história, a Diocese organiza e coordena a formação de seus Diáconos, despertando essa vocação e o protagonismo no exercício ministerial dos leigos. Atualmente, são oito paróquias com vinte e três candidatos, envolvendo padres e seminaristas como assessores. Com 1000 horas/aula, a Escola tem sua conclusão prevista para o fim do primeiro semestre de 2018.

Lista de candidatos:
Aladin Garcia de Freitas
Alceu Almeida de Camargo
Alex Maurilio Winck
Alfeu João Andrighetti
Anildo Guindani
Algeo Rech
Cresio Antoninho Sbardeloto
Daltro Accyoli Camargo
Enio Luiz Finardi
Enio Zanette
Everton Alves Cardoso
Gabriel Lusiano Chedid
Hilario Sasso
José Elaudir Soares dos Santos
José Luciano Moreto Oliboni
Lenio Carlos D’Agoluzzo Tragnago
Marcos da Boit Suzim
Mauro Cesar do Amaral
Nelson Francisco Benvenutti
Renato Claro de Lima
Renato Pereira da Silva
Rodrigo Boldo
Rudimar Bruno Dal Molin
Valdevino Monteiro da Silva


Curso de Extensão em Teologia
Responsável: Pe Rene Zanandréa
rene.zanandrea@yahoo.com.br

A Teologia se ocupa em buscar compreender, pela fé, os Mistérios de Deus e suas implicações para a vida dos que seguem Jesus Cristo em comunidade.
A Itepa Faculdades foi criada em 1983 pelas dioceses do Norte do Rio Grande do Sul. Em seus 35 anos de existência tem sido um espaço de estudos e reflexões teológicas e despertado para uma ação evangelizadora sempre mais comprometida com as causas humanitárias.
Além do Bacharelado em Teologia oferecido em sua sede, em Passo Fundo, a Itepa Faculdades tem proporcionado vários estudos afins à Teologia, na área das Ciências Humanas. Há 7 anos os Cursos de Extensão em Teologia oferecidos em todas as regiões das dioceses associadas, têm oportunizado o acesso a muitos que desejam aprofundar suas compreensões de fé.
Na Diocese de Vacaria já foram realizados Cursos de Extensão em Teologia em: Sananduva (anos 2011-2012, com 90 concluintes); Vacaria (anos 2012-2013, com 90 concluintes); Lagoa Vermelha (anos 2013-2014, com 40 concluintes); São José do Ouro (anos 2014-2015, com 90 concluintes); Sananduva (anos 2015-2016, com 50 concluintes); Machadinho (anos 2016-2017, com 40 estudantes).
Em 2017, além de estar em desenvolvimento o Curso de Extensão em Machadinho, em Sananduva 80 pessoas aprofundam temas numa nova modalidade. Nesta, as aulas são mensais, de março a novembro. Os 9 encontros deste ano intercalam três temas com três professores: 1) Temas da atualidade pensados à luz da fé; 2) Papa Francisco, seu pensamento e jeito de conduzir a Igreja que segue Jesus Cristo; 3) A estrutura do Evangelho Segundo Mateus, que é o Evangelho dominical no Tempo Litúrgico Comum neste ano.
Desde 2009 a Itepa Faculdades é uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), podendo fornecer ela mesma os certificados dos cursos que oferece.