Seminário Nossa Senhora da Oliveira
Formador: Pe Elisandro Guindani
eguindani@yahoo.com.br
Edifício Dom Irineu Gassen, Rua Padre Valentim, Bairro Lucas Araújo, Passo Fundo/RS, CEP 99072-100
seminariovacaria@yahoo.com.br

O Seminário Diocesano Nossa Senhora da Oliveira é responsável pela formação humano-afetiva, comunitária, espiritual, pastoral-missionária e intelectual dos candidatos ao sacerdócio da Diocese de Vacaria.

Localizado na cidade de Passo Fundo, a formação acadêmica acontece em duas etapas: o curso de Graduação em Filosofia, com duração de três anos, realizado no Instituto Superior de Filosofia Berthier, IFIBE (http://ifibe.edu.br); seguida do curso de Graduação em Teologia, com duração de quatro anos, realizado no Instituto de Teologia e Pastoral, ITEPA (http://itepa.com.br).

Atualmente o Seminário Diocesano Nossa Senhora da Oliveira tem como formador o padre Elisandro Guindani e conta com quatro seminaristas:

Felipe Carra

Responsável: Pe Cláudio Prescendo
Coordenador Diocesano de Pastoral
presc@ibest.com.br

A Escola Diocesana de Diáconos, iniciada no mês de agosto de 2016, tem-se constituído em fato histórico. Pela primeira vez na história, a Diocese organiza e coordena a formação de seus Diáconos, despertando essa vocação e o protagonismo no exercício ministerial dos leigos. Atualmente, são oito paróquias com vinte e três candidatos, envolvendo padres e seminaristas como assessores. Com 1000 horas/aula, a Escola tem sua conclusão prevista para o fim do primeiro semestre de 2018.

Lista de candidatos:

Curso de Extensão em Teologia
Responsável: Pe Rene Zanandréa
rene.zanandrea@yahoo.com.br

A Teologia se ocupa em buscar compreender, pela fé, os Mistérios de Deus e suas implicações para a vida dos que seguem Jesus Cristo em comunidade.
A Itepa Faculdades foi criada em 1983 pelas dioceses do Norte do Rio Grande do Sul. Em seus 35 anos de existência tem sido um espaço de estudos e reflexões teológicas e despertado para uma ação evangelizadora sempre mais comprometida com as causas humanitárias.
Além do Bacharelado em Teologia oferecido em sua sede, em Passo Fundo, a Itepa Faculdades tem proporcionado vários estudos afins à Teologia, na área das Ciências Humanas. Há 7 anos os Cursos de Extensão em Teologia oferecidos em todas as regiões das dioceses associadas, têm oportunizado o acesso a muitos que desejam aprofundar suas compreensões de fé.
Na Diocese de Vacaria já foram realizados Cursos de Extensão em Teologia em: Sananduva (anos 2011-2012, com 90 concluintes); Vacaria (anos 2012-2013, com 90 concluintes); Lagoa Vermelha (anos 2013-2014, com 40 concluintes); São José do Ouro (anos 2014-2015, com 90 concluintes); Sananduva (anos 2015-2016, com 50 concluintes); Machadinho (anos 2016-2017, com 40 estudantes).
Em 2017, além de estar em desenvolvimento o Curso de Extensão em Machadinho, em Sananduva 80 pessoas aprofundam temas numa nova modalidade. Nesta, as aulas são mensais, de março a novembro. Os 9 encontros deste ano intercalam três temas com três professores: 1) Temas da atualidade pensados à luz da fé; 2) Papa Francisco, seu pensamento e jeito de conduzir a Igreja que segue Jesus Cristo; 3) A estrutura do Evangelho Segundo Mateus, que é o Evangelho dominical no Tempo Litúrgico Comum neste ano.
Desde 2009 a Itepa Faculdades é uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), podendo fornecer ela mesma os certificados dos cursos que oferece.