Santo Antônio da Patrulha, Diocese de Osório, sediou dos dias 12 a 14 de julho de 2019 a formação missionária estadual. O encontro realizado é motivado especialmente pela comemoração dos 25 anos de presença missionária do Regional Sul 3 da CNBB na Arquidiocese na Nampula, Moçambique, através do Projeto Igrejas Solidárias.

O encontro reuniu cerca de 150 pessoas de todas as Dioceses e Arquidioceses do Rio Grande do Sul. Entre elas estavam presentes alguns dos mais de 30 missionários que passaram pela missão em Mona, Arquidiocese de Nampula, Moçambique, bem como representantes dos COMIDIs (Conselho Missionário Diocesano), COMIPAs (Conselho Missionário Paroquial) e outros grupos missionários do Estado.

O encontro de Formação Missionária Estadual deste ano teve como tema Missão é encontro, com assessoria do Padre Moussa Serge Traore, mafr. Padre Serge é natural de Burkina Faso e foi missionário em seu país e em Ruanda, Quênia, Egito e Mauritânia. Desde 2012, vive no Brasil.

Presente no encontro, Dom Inácio Saure, Arcebispo de Nampula, considera que “celebrar os 25 anos é um momento de dar graças a Deus pela feliz iniciativa das duas igrejas Irmãs. Uma presença que, para nós, é também exemplo que nos encoraja a nos lançarmos verdadeiramente como discípulos missionários de Cristo”.

Representado o COMIDI da Diocese de Vacaria estiveram presentes na formação as leigas Silvana Perondi, Joanita Michelin e Doracila Seben. Abaixo trazemos o seu relato das experiências vividas na Formação Missionária Estadual.

Missão é encontro

Missão é encontro, nossas ações missionárias são repensadas a partir do Mês Missionário Extraordinário.

Nos dias 12 a 14/07/2019 estivemos em Santo Antônio da Patrulha/RS representando o COMIDI da Diocese de Vacaria, Silvana Perondi, Joanita Michelin, Doracila Seben. Também estava presente Fabiano Dalcin, missionário enviado à Moçambique no período de 2006 a 2008. A formação lembra os 25 anos da presença missionária em Moçambique, RS – Nampula, e teve como assessor pe. Moussa Serge Hyacinthe Traore.

No primeiro dia de estudo, o assessor nos desafiou com as perguntas: quem somos nós? e quem é Jesus Cristo? Em seguida o assessor interagiu com testemunhos vivenciados de missionários. Também refletimos sobre o Sínodo para a Amazônia, com a Irmã Irene.

No segundo dia, novamente, nos desafiou com as seguintes questões: quem é o outro? e o que você pensa do outro? Em seguida interagiu com as questões e deu seu testemunho. Também, neste dia, participamos de uma missa solene, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, e encerramos o dia com um show missionário com o grupo Ir ao Povo, do Padre Zezinho, e outras atrações no Parque da Moenda.

No último dia tivemos um debate entre Dom Inácio, de Moçambique; os leigos Jorge e José, de Moçambique; Dom Jaime, Bispo de Osório; Victória, missionária leiga de Passo Fundo; e Daniela, missionária leiga de Porto Alegre. Em seguida passamos para a avaliação, por Diocese, motivação e bênção de envio com Dom Adilson e Dom Inácio.

A experiência de hospedagem nas famílias foi um momento de “encontro missionário”, marcado pela alegria de ser acolhido, um momento marcante em nossa vida missionária.

O encontro de Formação Missionária Estadual deste ano teve como tema Missão é encontro, com assessoria do Padre Moussa Serge Traore, mafr. Padre Serge é natural de Burkina Faso e foi missionário em seu país e em Ruanda, Quênia, Egito e Mauritânia. Desde 2012, vive no Brasil.

Missão é encontro

Texto: Pascom – Diocese Vacaria | COMIDI Diocese de Vacaria – Silvana Perondi, Joanita Michelin e Doracila Seben
Fotos: COMIDI Diocese de Vacaria – Silvana Perondi, Joanita Michelin e Doracila Seben
Fontes consultadas: Regional Sul 3 reflete e celebra o chamado missionário