Diretor Espiritual: Pe. Elisandro Guindani
Vice Coordenadora:
 Sara Caon

alavancasvacaria@bol.com.br

O Movimento de Cursilhos de Cristandade, ou simplesmente MCC é um movimento eclesial católico, cuja finalidade específica é fermentar do evangelho de Jesus Cristo os mais diversos ambientes da sociedade (família, trabalho, lazer, política, p. ex.).

Seu modo de ser Igreja no mundo consiste no anúncio querigmático (primeiro anúncio, com alegria e entusiasmo) da mensagem cristã às pessoas que participam do Cursilho, para torná-las aptas a anunciar a Boa Nova, levando-as a um encontro consigo mesmas, com Jesus Cristo e com as realidades do mundo nas quais estão imersas, passando a ser, no seio delas, tanto pessoal como comunitariamente, fermento que transforma, sal que dá sabor e luz que ilumina, segundo os preceitos do Evangelho.

Essa atividade se concretiza em três tempos: o pré-cursilho, momento em que se apresenta e se preparam pessoas com esse perfil de potencial evangelizador; o pós-cursilho, período que compreende o final do retiro até o fim da peregrinação nesse mundo, onde se procura aplicar essa dimensão evangelizadora; e o momento central, simplesmente denominado de Cursilho, momento forte de proclamação do Reino anunciado por Jesus Cristo, que dura normalmente três dias em forma de retiro, onde o participante realiza o tríplice encontro mencionado no parágrafo acima.

O MCC teve início na Espanha em 1948, na cidade Palma de Mallorca. Chegou ao Brasil em 1962, na cidade de Valinhos.

Na Diocese de Vacaria, o primeiro cursilho realizou-se em 1973, após preparação dos futuros responsáveis junto aos irmãos cursilhistas de Lages (SC), influenciados e apoiados por Dom Henrique Gelain, bispo diocesano na época.

Em nossa Diocese, até o ano de 2016, já foram realizados cinqüenta e cinco Cursilhos para homens e mulheres (adultos) e trinta e três Tendas do Shalom (encontro para casais cursilhistas onde o tema principal é o cuidado da família).

Cursilho para jovens

Não sendo um movimento a parte, mas parte do MCC, o Cursilho para jovens segue as mesmas diretrizes do Cursilho para adultos, tendo somente diferenciado o retiro (Cursilho) que é destinado para pessoas solteiras, que possuam a idade entre 18 e 30 anos, na qual é utilizada uma linguagem e dinâmica mais voltada para tal faixa etária e estado civil.

Em nossa Diocese o 1º Cursilho para jovens ocorreu em 1997, com apoio dos irmãos da Diocese de Santa Maria. Após uma rápida experiência na modalidade mista (jovens e adultos), retornou no ano 2000, tendo sido realizados até o ano de 2016 quinze Cursilhos na modalidade masculina e feminina.

Se você sente essa necessidade de fazer Jesus Cristo ser mais conhecido e amado na sociedade em que vivemos, venha para o MCC. Você é nosso convidado especial.