Coordenação: Adrian Muzzo

Com o surgimento da Pastoral da Juventude houve a valorização e inclusão de novas experiências de trabalho com a juventude a partir de seu meio específico: juventude rural, juventude estudantil, juventude universitária e juventude dos meios populares, o que lhe foi exigindo uma nova forma de se articular e se organizar.

Na diocese de Vacaria, a Pastoral da Juventude teve uma presença muito significativa há tempos atrás e, agora, continua sua caminhada com alguns grupos, entre eles destacamos: grupo Hariel, grupo JUPA (Jovens Unidos Pela Ação), grupo Mensageiros da Paz e grupo JOAC (Jovens Anunciadores de Cristo).

Estes grupos estão na caminhada pelo mesmo motivo: fazer a diferença, evangelizar as juventudes e lutar pelos oprimidos, fazer o trabalho pastoral em nome daquele que deu a vida pela humanidade, seguindo os caminhos e ensinamentos de Jesus Cristo na construção de um mundo justo, fraterno e solidário.