Orientadora Espiritual: Ir. Maria Gusso
Coordenadora Diocesana: 
Salete Maria Galvan de Lima
Vice-coordenadora Diocesana: Leonice Braguiroli
Secretária: Iraci Rauber
Tesoureira:
 Marinês Ceroni
Contato
E-mail: saletegl@gmail.com
Endereço
Rua Fiorentino Bachi, 791 – Sala 2

O que é a Pastoral da Saúde? É a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido em promover, preservar, defender, cuidar, celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde, abrangendo as seguintes dimensões:

Dimensão Solidária: Visa a promoção e educação para a saúde. É a vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas Instituições de Saúde, na família e comunidade. Visa atender a pessoa integralmente a nível físico, psíquico, social e espiritual. Procura valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde.

Dimensão Comunitária: É um processo que deve envolver toda a comunidade e tem como objetivo educar para a vida e saúde.

Dimensão Político-Institucional: atua junto aos órgãos e instituições públicas e privadas que prestam serviços e forma profissionais da saúde.

A Pastoral da Saúde nasceu em Sananduva entre os dias 17, 18 e 19 de outubro de l995, ao promovermos um Curso de Plantas Medicinais com a Irmã Maria Zatta e a Ir. Dulce. Apoiados pelo Padre Urri, o Padre Santo e a comunidade sananduvense, fundamos a Pastoral da Saúde.

Com muitas dificuldades, iniciamos as atividades com algumas doações e empréstimos, como: a sala, o fogão, a geladeira, talheres, algumas panelas e outras coisas. Mas, tínhamos a principal parte: a boa vontade de pessoas que, tocadas pelo espírito humanitário, solidário e fraterno continuam até hoje doando o que têm de melhor: o seu tempo e o seu amor.

Muitas outras pessoas, no decorrer destes 20 anos, passaram a fazer parte deste grupo, hoje totalizando 22 pessoas que, semanalmente e de forma gratuita, vem à Pastoral da Saúde doar parte deste grande AMOR que Deus semeou em seus corações.

Nestes 20 anos, além de vivenciar e atuar nas três dimensões da Pastoral da Saúde, sempre tivemos como meta a qualificação dos voluntários(as) que integram o grupo. Inúmeras atividades são desenvolvidas para atender as pessoas de forma fraterna, solidária e comprometida:

– Escuta e aconselhamento;
– Massagem Terapêutica;
– Limpeza de ouvido por sucção;
– Ventosas;
– Homeopatia Popular;
– Reiki (Imposição das Mãos)
– Manipulação de Plantas Medicinais para elaborar: xaropes, pomadas, cremes, tinturas hidroalcoólicas, sabonetes medicinais, plantas desidratadas para elaboração de chás, destilados, Multimistura e outros.
– Realização de cursos, treinamentos, encontros e palestras junto às escolas, nos bairros, interior e cidades da nossa região.
– Treinamentos para elaboração do Xarope para Problemas Pulmonares junto a outras entidades sempre que somos solicitados.
– Há 20 anos participa do Programa Vocacional “Caminhos da Fé”, às terças-feiras junto à Rádio Sananduva. A partir de 20 de maio de 2009 iniciaram as visitas junto aos doentes da comunidade sempre que solicitadas. E, em 10 de fevereiro de 2010 começaram a acontecer as visitas semanais aos internados no Hospital Beneficente São João Batista.
– Atendimento ao público às segundas-feiras e quartas-feiras das 13:30 às 17:30.
– Participação em atividades religiosas sempre que necessário.

Salientamos que, tudo o que é produzido tem como base matérias-primas naturais e orgânicas. Fazemos muitas doações aos necessitados, mas não podemos oferecer estes produtos a todos de forma totalmente gratuita, uma vez que a Pastoral da Saúde é auto-sustentável. A renda é empregada na elaboração dos produtos, manutenção da sala, dos equipamentos, material de consumo, pagamento da passagem para as pessoas que vem do interior para trabalhar na Pastoral da Saúde, formação aos Voluntários(as) e ajuda à Paróquia em suas necessidades mais urgentes.

Além do apoio da Igreja e da comunidade, a Pastoral da Saúde participa até hoje do Conselho Municipal da Saúde e desenvolveu um trabalho integrado junto à Secretaria Municipal da Saúde e da Educação por 8 anos, realizando palestras e treinamentos junto às comunidades e entidades ligadas à saúde e à educação. Participou efetivamente na elaboração da nossa Cartilha da Saúde, trabalho digno e de orgulho dos sananduvenses.

Destaca-se também a criação de duas novas equipes de Pastoral da Saúde: uma na Paróquia de Ibiaçá e a outra na Paróquia de Fátima em Vacaria. Está em projeto a criação de outra equipe na Paróquia da Glória em Vacaria.
Todas as demandas realizadas pela Pastoral da Saúde são registradas.

– Livro para o movimento do dia,
– Livro de atas,
– Livro da contabilidade,
– Livro Ponto,
– Registro da atividade de escuta e aconselhamento,
– Arquivo para correspondência.

Temos algumas metas a alcançar: ampliar o número de visitas junto aos doentes de nossa comunidade; fortalecer as Pastorais da Saúde das Paróquias e organizá-las onde não existem; receber maior apoio dos párocos; divulgar e estudar o Estatuto da Pastoral da Saúde para tomar decisões em comum; realizar encontros de estudos e manipulação de Plantas Medicinais junto aos movimentos de Mulheres e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A caminhada de Fé se constrói com o pouco de cada um e não com o muito de poucos. A base vem do Antigo Testamento e a prática de Jesus vem confirmar e recriar um jeito humano e fraterno de se relacionar e conviver em comunidade.

Para concluir, queremos dizer que o povo acha os seus próprios caminhos para se defender do massacre de um sistema que não prioriza o dom mais precioso: a VIDA!

É passo a passo, lenta e progressivamente, que o povo vai abrindo os olhos, tomando consciência e retomando os valores da VIDA e da NATUREZA que precisam ser preservados a todo custo. Aos poucos:
– a consciência vai se fazendo;
– a consciência vai despertando;
– a história vai se construindo
– e a VIDA vai brotando, buscando a Plenitude!

Parabéns a todos nós, especialmente à comunidade sananduvense que muito tem nos apoiado nesta caminhada em prol pela Vida! E, também a cada voluntário(a) da saúde que participa deste grande projeto de Deus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo.10,10).