Abertura Escola Diaconal

No dia 4 de agosto de 2023, ocorreu a abertura da Escola Diaconal da Província Eclesiástica de Passo Fundo, contando com a presença de Dom Rodolfo Luís Weber (Metropolita), Pe. Ivanir Antonio Rampon (Diretor e Professor da Itepa Faculdades), Pe. Agostinho Dors (Coordenador dos Diáconos da Diocese de Erexim e representante do Bispo Diocesano, Dom Adimir Antônio Mazali), Pe. Clair Favreto (Professor da Itepa Faculdades), Pe. Ari Antonio dos Reis (Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Passo Fundo e Professor da Itepa Faculdades), Cléber Vieira (Acadêmico do Bacharelado em Teologia na Itepa Faculdades e Monitor da Escola Diaconal) e mais vinte e três candidatos ao diaconado permanente.

A abertura da Escola Diaconal contou com cinco momentos. Primeiramente aconteceu a Oração na Capela da Casa de Retiros recordando-se: 1) a caminhada efetivada durante o Propedêutico; 2) o Ano Vocacional com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Coração Ardentes, pés a caminho”; 3) São João Maria Vianney e o Dia dos Párocos. Um dos gestos criativos da oração aconteceu quando todos caminharam até o Altar. Na frente do Altar havia um “coração” feito de pastas com a logomarca da Itepa Faculdades. Cada qual pegou uma das pastas e encostou próximo aos seu coração: “um só coração e uma só alma – corações ardentes, pés a caminho”. Após o silêncio, cantou-se “Glória a Deus na imensidão, e paz na terra aos homens, filhos seus”.

O segundo momento foi da Abertura Oficial com diversos pronunciamentos. Dom Rodolfo, em sua fala, destacou a configuração a Cristo, o discipulado que percorre toda a vida e o trabalho em comunhão como uma atitude profética, sendo este um grande desafio a ser trilhado. Pe. Ivanir Antonio agradeceu à Província Eclesiástica pela parceria com a Itepa Faculdades tendo em vista o auxílio na formação, especialmente a intelectual, dos candidatos ao Diaconato Permanente. Recordou o Hino da Itepa Faculdades o qual afirma que “no jeito de estudar, pensar e decidir somos berço de esperança”. Cantou-se então o Hino, sendo assim oficialmente aberta a segunda Escola Diaconal da Província Eclesiástica de Passo Fundo.

No terceiro momento, os integrantes da Escola Diaconal apresentaram-se dizendo o nome, falando da sua família (nome da esposa, dos filhos, quanto anos de casados…), da sua atuação pastoral e as expectativas para a Escola Diaconal. Pelos relatos, percebe-se que há um desejo forte de formação tendo em vista o crescimento humano-espiritual, bem como para ajudar na missão pastoral da Igreja.

No quarto momento foi apresentado e comentando o Projeto da Escola Diaconal. Por fim, foram realizadas algumas combinações referentes aos horários e à organização geral das atividades.

A Aula de Abertura da Escola Diaconal aconteceu no sábado de manhã, 5 de agosto, com a temática “Missão e teologia do diaconado” e foi ministrada por Dom Silvio Guterres Dutra, Bispo de Vacaria. No sábado à tarde, aconteceu a primeira aula da disciplina de “Introdução à Bíblia”, ministrada pelo professor Pe. Jair Carlesso.

Texto e fotos: divulgação Itepa Faculdades