Entre os dias 25 e 27 de abril, a comunidade de Vila Segredo, no interior de Ipê, foi realizada a 2ª edição da Festa da Boa Colheita. O evento, que reuniu cerca de 12 mil participantes ao longo dos três dias, teve como tema  “Fé, tradição e trabalho”, destacando os valores que marcam a história e a cultura da região. A Paróquia São Pedro Apóstolo, juntamente com a Associação Pró-Segredo e outras entidades, foi uma das organizadoras da festa.

     A Festa da Boa Colheita tem como objetivo resgatar e relembrar a antiga Festa da Colheita e do Trigo, que foi realizada na comunidade entre as décadas de 1940 e 1970, reafirmando o vínculo da população com suas origens agrícolas e culturais. Além das atividades festivas, a programação celebrou duas importantes datas históricas. Os 150 anos da imigração italiana no Brasil e os 110 anos da denominação oficial de Vila Segredo, instituída em 1915.

    Na Santa Missa dominical houve a representação da chegada do primeiro pároco, Pe. Cosme Fiorini. A celebração foi um momento importante de resgate da espiritualidade trazida pelos imigrantes italianos que fundaram a comunidade. O pároco, Pe. Osvaldo C. González, presidiu a Eucaristia e a procissão e bênção do trigo novo, em sua fala destacou a importância de “preservar a fé do povo, bem como dar graças à Deus pelos imensos benefícios que todos os dias recebemos, sobretudo pelos frutos da terra que nos dão sustento diário”. As comunidades da paróquia também participaram do desfile, ressaltando a fé, a tradição e o trabalho do povo. Também esteve presente o bispo emérito, Dom Orlando Dotti, que participou em várias edições das festas que ocorreram anteriormente a esse resgate da festa.

   A programação foi diversificada e atraiu públicos de todas as idades, com apresentações musicais e artísticas, desfile de alegorias, exposições de artesanato, além de atividades esportivas tradicionais, como o jogo de bocha e partidas de futebol. Segundo o presidente da Associação Pró-Segredo, Juarez Righez, a organização do evento contou com a participação conjunta da entidade, de demais organizações locais e do poder público municipal. A 3ª edição da Festa da Boa Colheita está prevista para ocorrer em 2027, sendo realizada a cada dois anos.

Texto: Welton Pertili/ASCOM Diocese de Vacaria e Maurício Zanotto

Fotos: Festa da Boa Colheita/Rodrigo Conte/Vitor Zampieri

Compartilhe