As paróquias da Diocese celebraram durante o mês de abril a Semana Santa, entre os dias 13 (Domingo de Ramos) e 20 (Domingo de Páscoa). Segundo Frei Sérgio M. Dal Moro, pároco da paróquia Santo Antônio, de Lagoa Vermelha, as paróquias já vinham se preparando para a Semana Santa: “a liturgia nos levou a celebrar a realeza de Jesus, mas já sinalizava que se aproximava o dia da imolação do ‘Cordeiro de Deus’. Na quinta-feira, celebramos a Ceia do Senhor, na qual se institui a Eucaristia, marcando o início da Nova e Eterna Aliança. O dia do Lava-pés, como fez Jesus.”

   O Frei relatou ainda que na Sexta-feira Santa, foi celebrada a memória da Paixão e Morte do Senhor na cruz. No mesmo dia, realizou-se a Via-Sacra, juntamente com a Paróquia São Paulo, de Lagoa Vermelha. Houve também celebrações no Sábado Santo e no Domingo de Páscoa, prática que se repetiu nas demais paróquias da Diocese.

   Já o Padre Renan Paloschi Zanandréa, pároco da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Cacique Doble, também destacou a vivência intensa durante a Semana Santa: “na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Cacique Doble, vivemos momentos fortes junto com toda a Igreja: com uma participação ativa e frutuosa da comunidade em todas as celebrações, e o envolvimento de diversos setores para preparar e organizar cada momento, tudo falou muito alto. O mais importante foi conseguir experimentar a força que brota do Mistério Pascal em cada celebração. O desejo é que as graças derramadas sobre todos nestes dias tão intensos se estendam por todo o ano, trazendo muitas bênçãos à vida de todas as famílias.”

   Durante toda a Semana Santa, as paróquias da Diocese também promoveram mutirões de confissões. Além dos relatos dos padres, foram registrados vários momentos das celebrações nas diferentes comunidades da Diocese.

Texto: Welton Pertili/ASCOM Diocese de Vacaria, Frei Sérgio M. Dal Moro – Pároco da Paróquia Santo Antônio e Pe. Renan Paloschi Zanandréa – Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Fotos: Paroquias.

Compartilhe