Dom Irineu Gassen

Dom Irineu Gassen, nascido na localidade de Formosa, município de Vale do Sol, no dia 24 de novembro de 1942, é o nono entre os treze filhos de Arnoldo Gassen e Erna Maria Finkler Gassen.

Ingressou, em 1954, no Seminário Seráfico São Francisco, em Taquari, onde concluiu o Curso preparatório e os ensinos fundamental e médio. Ingressou na Ordem Fransciscana em 1962, realizando o Noviciado e os estudos filosóficos no Convento São Boaventura, de Daltro Filho, então município de Garibaldi. Em 1965 iniciou os estudos teológicos em Divinópolis, Minas Gerais. Os outros três anos foram feitos no Seminário Maior Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Viamão.

No dia 2 de fevereiro de 1966, em Divinópolis, fez os Votos Perpétuos Solenes na Ordem Franciscana. Sua ordenação diaconal acontece no dia 2 de dezembro de 1967, na paróquia São Francisco de Assis, Porto Alegre. No dia 27 de julho de 1968, na Catedral de Santa Cruz do Sul, é ordenado sacerdote por Dom Alberto Etges.

Dom Irineu Gassen foi formador e professor no Seminário Menor em Taquari e em Daltro Filho. Em 1976 inicia os estudos no Ateneo Antoniano de Roma, onde obtêm a Licenciatura em Teologia com Especialização em Espiritualidade. Ao voltar de Roma, retorna a trabalhar no Noviciado e no Seminário Menor.

Em 1981 assume como pároco substituto na Paróquia São Francisco de Assis, em Porto Alegre, no ano seguinte trabalhou no Secretariado da Família Franciscana do Brasil, em Petrópolis, Rio de Janeiro. Em 1983 foi transferido para o Seminário Seráfico de Taquari, como Superior da Comunidade e como Reitor do Seminário de Ensino Médio. De 1984 a 1988 foi Superior da Comunidade e Reitor do Seminário, em Daltro Filho. Seguiram-se quatro anos como Reitor do Seminário para vocações adultas, em Agudo. De fevereiro de 1995 a dezembro de 1999 foi Superior regional dos Frades e Pároco em Não-Me-Toque, na Diocese de Passo Fundo. Em janeiro de 2000 foi transferido para a Paróquia de Agudo, na Diocese de Cachoeira do Sul, onde foi Pároco. Foi eleito Superior dos Franciscanos do Rio Grande do Sul, em outubro de 2001, ministério em que permaneceu por seis anos. Terminado período foi reconduzido a Daltro Filho, como Pároco e auxiliar na Formação do Noviciado. Em 1992 voltou a Daltro Filho, agora como pároco, na Diocese de Caxias do Sul, auxiliando, também, nas atividades formativas do Noviciado.

Em 2011 foi escolhido como bispo referencial para a juventude no Regional Sul-3 da CNBB, função que exerceu até 2013.

Foi nomeado bispo da Diocese de Vacaria pelo Papa Bento XVI, no dia 28 de maio de 2008. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 27 de julho de 2008 na Catedral de Santa Cruz do Sul, pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes, tomando posse na Catedral de Vacaria no dia 24 de agosto de 2008.