Dom Sílvio e Papa FranciscoDom Sílvio Guterres Dutra nasceu no dia 06 de junho de 1966, no município de Encruzilhada do Sul, no estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Filho de Lúcio Barboza Dutra e de Maria Joaquina Corrêa Guterres.

Ingressou no Seminário Menor São José de Gravataí no ano de 1985, na etapa do Propedêutico. Ingressou no Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição de Viamão, onde cursou Filosofia (1986-1988) junto a FAFIMC (Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição), e Teologia (1989-1993) junto ao CETJOV (Centro de Estudos Teológicos João Vianney), sendo ambas as instituições acadêmicas referidas integradas ao mesmo seminário.

Foi ordenado Diácono em 06 de junho de 1993 e Presbítero em 18 de dezembro de 1993, na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Charqueadas, pela imposição das mãos do então Arcebispo Metropolitano de Porto alegre, sua Exa. Revma. Dom Altamiro Rossato.

Fez especialização (Mestrado) em Teologia Pastoral (1999-2001) junto à Universidade Lateranense, em Roma.
Exerceu o ministério presbiteral como vigário paroquial da paróquia São João Batista de Camaquã (1994); pároco da paróquia Santa Ana de Porto Alegre (1995-1997); pároco da paróquia Nossa Senhora do Mont’Serrat de Porto Alegre (1998-1999); pároco da paróquia Madre Teresa de Calcutá de Porto Alegre (2002); pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima de Guaíba (2003-2012); vice-reitor e assistente dos seminaristas do curso de Teologia do Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição de Viamão (2013) e reitor e assistente dos seminaristas do curso de Teologia no mesmo seminário (2014-2018).

No exercício do ministério presbiteral cumpriu ainda outras funções, tais como: professor de Teologia Pastoral, junto a PUCRS (Pontifícia Universidade Católica de Rio Grande do Sul); coordenador de pastoral do Vicariato Episcopal de Guaíba; membro do Conselho de Presbiteros; membro do Colégio de Consultores, membro da coordenação da Pastoral Presbiteral e coordenador da Comissão Arquidiocesana para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

Brasão Episcopal

brasão episcopal de Dom Sílvio Guterres DutraO chapéu com cordas e doze borlas verdes é símbolo de Cristo cabeça da Igreja e dos doze apóstolos, a cuja missão o bispo
encontra-se intimamente associado.

A cruz pastoral dourada indica que o ministério do bispo existe em referência ao ministério pastoral de Jesus e em continuidade com o mesmo. “Atuando na pessoa e em nome de Cristo, o bispo se converte para a Igreja a ele confiada, em sinal do Senhor Jesus, Pastore Esposo, Mestre e Pontífice da Igreja” (PG. 7).

O Cristo é representado pelo Cordeiro, como centro e foco principal do brasão, define a principal referência para o bispo.

O Evangelho é representado pelas letras gregas, Alfa e ômega o princípio e fim da vida de todo Cristão e justificação da vocação e da vida do novo bispo.

A aliança entre a diocese de Vacaria e o escolhido como pastor desse rebanho é lembrada nos Ramos de oliveira, fazendo referência à padroeira: Nossa Senhora da Oliveira.

Em formato de cálice, o Escudo simboliza a comunhão com a Igreja. O azul, mais uma vez faz referência à Nossa Senhora. Dividindo o escudo em 4 partes, a Cruz central, permite os espaços para o Alfa e Ômega, em contraponto os ramos de oliveira.

O brasão episcopal de Dom Sílvio Guterres Dutra é criação de Criação: Nelson S. Pereira (Ascom POA)