Referencial: Pe. André Varisa
Coordenação Diocesana:
Ir. Maria Rosa Zancanaro

Esta dimensão está intimamente ligada à educação da fé. Por ser um processo, tem passos a serem seguidos. Jesus é o modelo de toda a catequese. Ele partia da realidade, das coisas do dia a dia para falar das coisas difíceis do Reino. A Pregação dos Apóstolos foi inicialmente um anúncio querigmático, isto é, da vida, paixão, morte e ressurreição do Senhor e depois, tiravam daí as conclusões éticas, morais e outros ensinamentos. Faziam-no nas sinagogas e nas casas. Historicamente, a Igreja particular de Vacaria foi uma Igreja de galpão, poderia ser chamada uma Igreja galponeira. Em alguns lugares, felizmente, ainda é.

Tudo deve concorrer para a formação da comunidade. Sem formação bíblica não há Evangelização, nem mesmo respeito pela vida, meio-ambiente e pessoa, e não haverá iniciação a vida cristã. Nossa fé nos impõe uma maneira de viver no mundo segundo o projeto de Jesus Cristo.

Materiais