Referencial: Pe. Cláudio Prescendo

A Igreja não é uma ilha. Onde quer que ela vá ou esteja se relaciona com outras culturas, sabendo que a religião é o coração cultural de um povo. Em todas as culturas estão presentes “as sementes do Verbo”. Quem chega primeiro nos mais distantes rincões sempre é o Espirito Santo. E o Espírito Santo não é propriedade da Igreja. A Igreja é que pertence ao Espírito Santo.

Em relação à prática do ecumenismo, a Diocese de Vacaria não se destaca em razão da ausência das “confissões cristãs históricas” nesta região. Quanto aos “novos movimentos religiosos”, comumente chamados crentes, o diálogo é penoso e quase infrutífero, por ora.

De qualquer maneira, necessitamos ampliar o ecumenismo e o diálogo inter-religioso.