A dimensão litúrgica é fonte e culminância da vida e da ação da Igreja. Na liturgia se dá a comunhão eclesial e a participação celebrativa. A liturgia celebra o Mistério Pascal de Cristo no Ministério da vida de cada cristão e de cada comunidade.

A liturgia é um serviço público de louvor a Deus, é uma proclamação de louvor a Deus pela boa nova da criação, da dignidade humana e da presença de Cristo no mundo na Diocese de Vacaria, essa dimensão dedica esforços para oferecer anualmente o Curso de Canto Litúrgico e Pastoral (CCLP) além de elaborar e coordenar momentos litúrgicos em eventos diocesanos como retiros e Assembleias Pastorais. Também presta assessoria na formação com lideranças dessa área em paróquias.

Em 2017, o 10º CCLP agendado para 19 de agosto em Sananduva, fará como nas edições anteriores um misto entre ensaios de cantos e aprofundamento de temas litúrgicos. É objetivo dos CCLPs renovar o repertório musical das celebrações e, além disso, favorecer as lideranças litúrgicas na criatividade ao prepararem momentos orantes em suas comunidades.

Duas reuniões anuais acontecem com os coordenadores diocesanos de Liturgia do Estado e o bispo referencial. Isso favorece um caminhar em sintonia das Igrejas particulares com o Regional Sul 3 e a Igreja como um todo.