Referencial: Padre Felipe Carra

O primeiro compromisso da Igreja consiste em levar a diante a missão de Cristo: a proclamação da Boa Nova da Salvação.

A Igreja, toda missionária, visa o anuncio de Cristo. A Igreja está em “Estado Permanente de Missão”, tanto dentro da comunidade como para fora dela. Visando a atividade missionária, programam-se cursos, encontros, formação permanente, envios e celebrações, entre outros.

Jesus se preocupava com o todo da vida de seu povo. Assim, a Igreja, através de Congregações Religiosas, Institutos, sempre foi uma Instituição de cunho social, através de Colégios, Hospitais, Creches e Pastorais Sociais. Muitas vezes o anúncio de Jesus Cristo passa pelo testemunho e pelo serviço da Igreja junto aos mais pobres. Manifesta-se outras vezes, pelo resgate da dignidade humana através da mensagem Evangélica. A Igreja não é uma instituição beneficente, mas, através dos seus serviços, expressa a sua preocupação com a dignidade humana, muitas vezes, vilipendiada nas pessoas mais carentes. Esse testemunho da credibilidade aquilo que a Igreja prega, mesmo a respeito de Jesus, o Salvador.