Casa de Vacaria

Rua Ramiro Barcelos, 770 – AP 604
95200-127  – Vacaria – RS

História

A congregação das Irmãs de Maria Menina ou Nossa Senhora Menina foi fundada em 21 de novembro de 1832, numa cidade do norte da Itália, chamada Lôvere.

O nome oficial é Instituto das irmãs de caridade das santas Bartolomea Capitânio e Vincenza Gerosa. Por essa denominação e pelo fato de Santa Bartolomea se utilizar dessa nomenclatura, as Irmãs de Maria Menina se referem à própria congregação como “Instituto”.

Pela devoção manifestada à Maria em sua natividade, as pessoas, na Itália,  passaram a chamar as irmãs de “Suore di Maria Bambina” e, no Brasil,  “Irmãs de Maria Menina” ou “Irmãs de Nossa Senhora Menina”. Esse ”apelido” está vinculado a uma imagem de Maria Menina que foi doada ao Instituto e a alguns fatos relacionados a essa devoção. Isso aconteceu dez anos após a fundação e, apesar da devoção à Maria Menina não estar relacionada ao carisma, ela fez brotar uma vertente na espiritualidade cristocêntrica do Instituto.

Imagem milagrosa de Maria Menina, doada ao Instituto, que se encontra no santuário a ela dedicado, na sede geral das Irmãs de Maria Menina, em Milão, Itália.
Imagem milagrosa de Maria Menina, doada ao Instituto, que se encontra no santuário a ela dedicado, na sede geral das Irmãs de Maria Menina, em Milão, Itália.

Fundadora

A fundadora é Santa Bartolomea Capitânio, canonizada em 18 de maio de 1950,  juntamente com a primeira irmã que com ela iniciou o Instituto: Santa Vincenza Gerosa.

Santa Bartolomea Capitanio e Santa Vincenza Gerosa

O Carisma

O núcleo do Carisma é o dom de reviver, de reapresentar o mistério de Jesus Redentor em seu amor ativo: amor que dá a vida, amor que resgata a dignidade, amor que reconcilia com Deus, que oferece vida plena; amor traduzido em gestos.

Santa Bartolomea falava em caridade de Jesus Redentor, entendendo caridade como os seus gestos de amor: o olhar, a mão estendida que abençoa e cura, o coração que se compadece, as palavras que chegam ao coração e que libertam a todos, mas em especial aos mais pobres e necessitados. Portanto, compreende-se o carisma como ser memória do amor-caridade de Jesus Redentor.

Hoje, na Igreja e no mundo, as irmãs se comprometem a dar testemunho de uma vida cristã no seguimento do Redentor, no seu amor pela humanidade por meio das obras de misericórdia (cf. Mt 25, 31-46). Estas buscam ser manifestadas na área da saúde, da educação, nos movimentos sociais, nas pastorais, de acordo com o dom de cada irmã e da necessidade do lugar. O instituto vem atendendo a todos os tipos de necessidades ao longo da história em diferentes atividades. As categorias privilegiadas, a partir do Carisma, são os jovens, os pobres, os doentes e os mais necessitados.

Sede Geral

Embora tenha nascido em Lovere, a sede geral do Instituto localiza-se em Milão, Itália. Ali circulam as irmãs de todos os países de onde o Instituto está presente.

Presença do Instituto no mundo

O Instituto encontra-se presente em 4 continentes: Europa, Ásia, África e América e, em 19 países, além dos territórios Palestinos.

Europa: 3 Países

  • Itália – País onde o Instituto foi fundado em 1832;
  • Romênia – As irmãs chegaram aí em 1990;
  • Espanha – 1950 –  Ali hoje existe estação missionaria.
  • Até  2022, o Instituto se fazia presente também na Inglaterra.

Na Ásia: 7 países e Territórios Palestinos

  • Índia, onde as irmãs chegaram em 1860. Torna-se um ponto de irradiação da missão do Instituto também em outras nações do Sudeste Asiático;
  • Japão – Em 1961as irmãs da Índia, vão para o Japão. Lá se dedicam à educação. Hoje, além dessas irmãs, e outras nativas, lá trabalha também uma irmã dos Estados Unidos e uma de Myanmar;
  • Bangladesh – Em 1864 algumas irmãs vão de Krishnagar ao Paquistão, atual Bangladesh;
  • Myanmar – em 1916 foi fundada a primeira comunidade na Birmânia, atual Myanmar;
  • Tailândia – Após a expulsão das religiosas de origem estrangeira da Birmânia (Myanmar), no caso, indianas e italianas, algumas irmãs, vão para a Tailândia em  1966 ;
  • Israel – O Instituto está presente em Nazaré, Israel, desde 1984 para o atendimento em um hospital, onde as irmãs cuidam tanto de católicos como de muçulmanos e de todos os que necessitarem. Também está presente em Jerusalém desde o ano de 2017;
  • Nepal  – Desde  1999  o Instituto está presente no Nepal  para serviço pastoral e educativo;
  • Territórios Palestinos: Ali as Irmãs atuam na cidade de Belém desde o ano de 2021.
  • O Instituto já esteve presente na Jordânia e na Turquia.

Na África: 4 países

  • Zâmbia e Zimbabwe. A pedido de S. Paulo VI, então cardeal de Milão, as irmãs marcam presença Zâmbia e Zimbabwe desde 1959;
  • Egito: Ali o Instituto está presente desde 2000, onde existem quatro comunidades;
  • Etiópia: Desde 2007 o Instituto está na Etiópia.

Na América: 5 países

  • Argentina: Irmãs partiram da Itália para Buenos Aires em 1909, para cuidar de crianças órfãs;
  • Brasil: O Instituto está presente desde 1947;
  • Uruguai: Da Argentina as Irmãs foram para o Uruguai em 1937;
  • Peru: A missão no Peru iniciou em 1969 com Irmãs que partiram da Argentina;
  • Estados Unidos: Em 1959 as irmãs partiram da Argentina, para a Califórnia. Lá a missão se realiza junto aos migrantes, principalmente mexicanos.

No Brasil

No Brasil, as Irmãs estão presentes: em São Paulo, capital e Rio Claro; Em Minas Gerais: Belo Horizonte e Betim; Santa Catarina: Chapecó; Amapá: Macapá; Maranhão: Grajaú: Rio Grande do Sul: Vacaria.

Presença em Vacaria, RS

O Instituto das Irmãs de Maria Menina está presente em Vacaria desde 05 de maio de 2023.