Comunidade Santa Isabel

Rua Joaquim Teixeira Borges, 490 – Bairro Santa Terezinha
95200-000 – Vacaria/RS

Carisma

Seguimento de Jesus Cristo pobre e libertador (Lc 4,18-21). Participando da missão evangelizadora da igreja, contribuindo na formação e animação de comunidades eclesiais. Com novas relações, especialmente de gênero, preferencialmente onde a realidade mostre abandono e a vida esteja ameaçada, em vista do Reino de Deus.

Missão – Apostolado

“Jesus subiu ao monte e chamou a si os que Ele quis. E foram a Ele… Ele os enviou… a pregar, com o poder de expulsar demônios” (Mc 3,13-15). Aceitou o dom e o desafio de estar com Ele e de ser enviadas a pregar, assumindo a missão evangelizadora que Jesus confiou à sua Igreja (Mt 28,16-20).

A fecundidade de nossa missão no mundo brota da comunhão com a Trindade, fundamentada na experiência do amor gratuito de Deus e corresponsabilidade com a Igreja, na construção de uma sociedade justa e solidária, conforme o Projeto de Deus.
Conscientes da importância da nossa participação como mulheres, buscamos em Maria a inspiração para construir o projeto do pai e vive-lo com fidelidade (Lc 1,47-55).

Em nossa missão, temos presente também a atitude apostólica de Francisco de Assis que, sensível aos desafios de sua época e iluminado pelo Evangelho, onde Jesus envia os discípulos e recomenda que não levem nem ouro, nem dinheiro, nem mochila, nem calçado (Mt 10,9), exclamou, cheio de alegria: “É isto que eu quero, é isto que eu procuro” (1C 9,22).

Em nossa vida, somos igualmente estimuladas, pelo testemunho de Chara de Assis, de quem “o mundo recebeu um claro espelho de exemplo” (BulC 3-4) e que exortava as irmãs a serem exemplo umas para as outras e todas para o mundo (TestC 18-23).
Nossa atuação concreta para a formação e animação de comunidades eclesiais se dá através da evangelização, levando-se em conta as diversas pastorais e espaços eclesiais e todas as formas de organização popular (EM 31).

Em atitude de abertura e aprendizado, procuramos exercer nossa missão, valorizando as diversas culturas, especialmente as oprimidas e as subculturas das periferias urbanas, respeitando as diferentes crenças e etnias.

Pelo seguimento de Jesus Cristo, nos sentimos chamadas a estar nas fronteiras missionárias, onde o desafio é maior, sem apegar-nos ao estabelecido, privilegiando aqueles que carecem se espaço nas estruturas existentes.