Diretor espiritual: Pe. Pablo Cechinato de Lima
Presidente: Lucas Daniel Fernandes Silva
Vice-Presidente: Franklin Vinícius Féderle
Contato: (54) 98436-8829 | cljvacaria@gmail.com

O Curso de Liderança Juvenil (CLJ) é um movimento eclesial da Igreja Católica que iniciou suas atividades na Diocese de Porto Alegre, em 1974, fundado pelo então pároco da igreja de São Pedro, Zeno Hastenteufel, atual bispo da diocese de Novo Hamburgo.

Na diocese de Vacaria, o movimento começou a ser implantado em 1993, com o apoio da Diocese de Passo Fundo. Porém, como o primeiro CLJ Momento de Vacaria ocorreu, efetivamente, entre os dias 5 e 8 de Maio de 1994, essa é a data considerada como o início oficial em nossa diocese. O CLJ é constituído por jovens (manos) e adultos (tios), tendo como objetivo e missão a formação de jovens lideres, capazes de fazer a diferença, de ser precursores de mudanças baseadas nos ensinamentos e valores ensinados por nosso líder Jesus Cristo. Jovens capazes de mudar a realidade atual.

O CLJ é dividido em duas fases: momento e movimento.

O CLJ Momento é um retiro de quatro dias feito pelos jovens e tios, onde cada participante tem a possibilidade de silenciar a voz do mundo e partir para uma reflexão interior sobre como está a sua liderança no mundo. O CLJ Momento é extremamente sigiloso, ou seja, somente quem passou pelo retiro sabe o que acontece.

O CLJ Movimento é a vivência do retiro dentro do grupo. Ou seja, os encontros de todos os sábados e quartas-feiras. A montagem dos encontros e a vivência cristã do jovem, independentemente de onde ele esteja: na Igreja, na escola, em casa, no mundo.
O CLJ é constituído por Jovens Prés, que ainda não passaram pelo retiro, e por Jovens Pós, que são aqueles que já viveram o Momento.
Dentro do CLJ existem 5 pilares que guiam todo o curso: o jovem, o mundo, a família, Jesus Cristo e a Igreja.
O movimento possui, ainda, os cinco S’s que guiam o jovem durante a sua caminhada no CLJ: seriedade, semanal, simplicidade, sinceridade e sigilo.

Atualmente, o CLJ este presente em 19 paróquias da Diocese.