Coordenação: Esther Fernandes Piva

E-mail: estherpiva@hotmail.com

A Juventude Missionária (JM) faz parte da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, que é uma das quatro Pontifícias Obras Missionárias.

Após processos de vivência missionária iniciados há mais de uma década, percebeu-se que as crianças e os adolescentes da Infância e Adolescência Missionária ansiavam por uma continuidade na missão. Em meados de 2005, após o primeiro e segundo Encontro Americano de Jovens Missionários, onde participaram delegações brasileiras, surge, então, a Juventude Missionária.

Na diocese tem-se apenas um grupo, que é o primeiro do Estado e está atuando em Ibiraiaras. Iniciou no primeiro semestre de 2012, com doze jovens. Como é um grupo voltado para a missão reza-se o Terço Missionário, onde, em cada dezena, lembra-se de um continente. Os padroeiros do grupo são Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier.

Os encontros são semanais, baseados nas quatro áreas integradas. Essa é a metodologia do grupo, onde se trabalha o VER, que é o olhar para uma situação; o ILUMINAR, onde se reza por essa situação; o AGIR, que é uma ação concreta fora do ponto de encontro do grupo e o CELEBRAR, onde o grupo partilha o que sentiu nessa missão.

Atualmente, no Rio Grande do Sul, existem doze grupos, espalhados nas dioceses de Cachoeira do Sul, Osório e Vacaria e na Arquidiocese de Porto Alegre.