Eduardo Santiesteban Castellanos
Seminarista da Diocese de Vacaria, Licenciado em Enfermagem pela Universidade de Holguín e bacharelando em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF)

A Campanha da Fraternidade deste ano nos convida a refletir sobre o tema da compaixão e cuidado de nossos irmãos, os novos rostos sofredores de tantos irmãos brasileiros onde Jesus se faz presente à luz da parábola do bom samaritano (Lc 10,25-37).

“Segundo os bispos da América Latina e Caribe, a globalização econômica tem contribuído para surgimento de novos rostos de pobres cuja vida é desrespeitada e, constantemente, violada, […] assim, continuam a reclamar nossa atenção e cuidado: os migrantes, as vítimas da violência, os deslocados e refugiados, as vítimas do tráfico de pessoas e sequestro, os desaparecidos” (Texto-Base, nº 32). Situações presentes hoje no mundo inteiro e também no Brasil, amado e querido por tantos refugiados e imigrantes, como eu, cubano, e de diversos países que têm nesta terra uma nova oportunidade de viver melhor e de recomeçar suas vidas. O Brasil é um país multicultural e multirracial, pela quantidade de imigrantes que tem recebido do mundo inteiro: alemães, italianos, poloneses, japoneses, entre outras nacionalidades e mais recentemente irmãos da África, da Venezuela e de Cuba, estes últimos países com uma situação muito difícil, econômica e política. A Igreja no Brasil têm uma função importante na integração de uma grande parte dos estrangeiros na sociedade brasileira.

Igreja em saída, termo utilizado por nosso Papa Francisco, que ele gosta de repetir ao se referir à ação missionária da Igreja nestes tempos: “ir aos que se encontram nas periferias geográficas e existenciais, rompendo com uma atitude de autopreservação” (Canção Nova, 2020). Exemplo vivo dessa Igreja em saída é a primeira Santa do Brasil, Santa Dulce dos Pobres, que foi uma pessoa misericordiosa, acolhedora e atenta ao sofrimento humano em todas suas dimensões. Assim foi Santa Dulce: modelo, tanto na sua terra, Bahia, como em todo Brasil e em todo o cristianismo, como nos apresenta o Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2020.

“Se Deus viesse à nossa porta, como seria recebido? Aquele que bate à nossa porta, em busca de conforto para a sua dor, para o seu sofrimento, é um outro Cristo que nos procura”(Santa Dulce dos Pobres)(CF 2020). Com essas palavras o Anjo Bom da Bahia resume o Evangelho de Jesus, que sempre esteve presente junto aos marginalizados e excluídos da sociedade. Podemos afirmar que Santa Dulce faz parte dessa Igreja em saída que o Papa Francisco quer: uma Igreja que promova a “cultura do encontro”, de não ficar indiferente diante de tantas realidades de injustiça social e sofrimento da vida dos brasileiros e estrangeiros morando neste grande país. O Texto-Base da CF 2020 nos alerta que “o contexto globalizado do mundo de hoje deveria nos ajudar a compreender que nenhum de nós é uma ilha, mas que somos responsáveis uns pelos outros” (nº 68).

O Papa Francisco nos alerta e exorta, mostrando a Igreja que prefere, como pastor da Igreja Católica: “[…] prefiro uma Igreja acidentada, ferida, enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Não quero uma igreja preocupada com ser o centro, e que acaba presa em um emaranhado de obsessões e procedimentos” (Canção Nova, 2020).

O Texto-Base recorda e reafirma as palavras do Papa Francisco: “vós não trabalhais com ideias, mas com realidades como as que mencionei e muitas outras que me descrevestes. Tende os pés na lama e as mãos na carne. O vosso cheiro é de bairro, de povo, de luta!” (nº 79). Oremos de modo especial por toda a Igreja do Brasil, para que saiba ser uma Igreja em saída como o Papa Francisco quer, onde a mesma corra ao encontro dos mais desvalidos e desprotegidos da sociedade brasileira, como fez muitos anos atrás Santa Dulce dos Pobres, primeira Santa nascida no Brasil.

Referências

CANÇÃO NOVA. O pontificado de Papa Francisco marca uma “Igreja em Saída”. Disponível em: https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/o-pontificado-de-papa-francisco-marca-uma-igreja-em-saida/. Acesso em: 17 mar. 2018.

CNBB-CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Campanha da Fraternidade 2020: Texto-Base. Brasília: Edições CNBB, 2019.

FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. São Paulo: Paulus/Loyola, 2014.

Imagem por Turismo BahiaCongresso Brasileiro de Turismo Religioso _Foto Tatiana Azeviche (3)-2, CC BY-SA 2.0, Collegamento

As opiniões expressas no presente artigo, são de total responsabilidade de seus signatários, não expressando a posição oficial da Igreja Particular de Vacaria.