O ano de 2020 está sendo marcado por diversas modificações nas tradicionais romarias que acontecem em todo o mundo. Na Diocese de Vacaria não está sendo diferente. As três romarias dedicadas a Nossa Senhora de Caravaggio programadas para esta semana sofreram diversas modificações em suas programações para evitar a aglomeração de pessoas e, assim, contribuir para a não disseminação da Covid-19.

Na paróquia São Pedro Apóstolo, de Vila Segredo, Ipê, a romaria iniciou sábado, 23 de maio, com o tríduo preparatório, celebrado no Santuário de Caravaggio, na Ponte do Segredo, com a participação apenas dos membros da comunidade de Caravaggio. Amanhã, terça-feira (26), a programação inicia às 8h30min com missa no Santuário, também com participação apenas de membros da comunidade. No mesmo dia, a partir das 14h30min, inicia a carreata com a imagem de N. S. de Caravaggio, saindo da Ponte do Segredo até a matriz São Pedro Apóstolo, onde, às 15h, será celebrada a Missa Solene presidida pelo pároco, Padre Maiquel Sacheti. Seguindo o decreto da Prefeitura Municipal de Ipê, o templo contará com apenas 25% da capacidade de público. Contudo, as pessoas poderão acompanhar de seus carros ou de suas casas, pelo sistema de som externo da Matriz, ou pelo Facebook da rádio Solaris ou 97,3 FM.

Também em Ipê, mas na paróquia São Luiz Rei, na comunidade do Camargo, a romaria de Caravaggio precisou ser repensada. Iniciou com a novena, transmitida pelo Facebook da paróquia e que contou com a presença de quatro pessoas e os freis. De acordo com o pároco, Padre Clair José Zampieron, OFMCap, a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio ficará exposta do lado de fora do templo, isolada, para evitar o contato. Da mesma forma, não serão realizadas celebrações para evitar a aglomeração de pessoas. Na Matriz será realizada uma carreata amanhã (26), às 15h. A orientação é que todos os participantes usem máscaras e permaneçam em seus carros. Os que desejarem ficar em casa, são convidados a ficar na janela, dado que a imagem irá circular por toda a cidade. A carreata encerrará com oração e benção transmitidos nos alto falantes da Matriz.

Em Paim Filho a 69ª romaria de Caravaggio, que tem como lema “No olhar da Mãe de Caravaggio, vida, dom e compromisso”, também sofreu modificações. De acordo com o pároco da paróquia N. S. de Caravaggio, Padre Felipe Carra, desde o dia 22 de maio estão acontecendo, às 19h, transmissões online, com uma programação que conta com Missa, momento mariano e terço. Amanhã, 26 de maio, dia de Nossa Senhora de Caravaggio e feriado municipal em Paim Filho, a programação do dia inicia às 9h, com carreata pelas ruas da cidade com a imagem de Nossa Senhora acompanhada de motos e gaiolas. Às 11h os participantes receberão a benção em frente ao Santuário e a programação segue com música ao vivo com transmissão online. Na quarta-feira (27) a programação segue com momento mariano e quinta-feira (28) inicia o tríduo, com celebração penitencial. Na sexta-feira (29) acontecerá adoração e benção do Santíssimo Sacramento e no sábado (30) missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Silvio Guterres Dutra e procissão com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas da cidade. No domingo (31) missa às 10h, com benção da saúde, dos objetos religiosos e da água, além do lançamento do ano jubilar e benção de envio. Todas as transmissões são realizadas pelo Facebook da Paróquia e pelo canal no YouTube.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria
Imagem: Romaria de 2019. Divulgação/Santuário de Paim Filho