Semana da Alimentação

Durante a semana da alimentação 2020, a Cáritas Diocesana de Vacaria promoveu uma Live com o tema “Agroecologia e Sementes Crioulas”. O evento aconteceu no dia 13 de outubro e teve como objetivo refletir sobre a importância da diversidade agroecológica para uma alimentação saudável, bem como ampliar o debate sobre a soberania alimentar e a preservação das sementes crioulas.

A live teve a colaboração do Cetap – Centro de Tecnologias Alternativas Populares, na pessoa do seu articulador Mário Gusson e a participação de dos agricultores ecologistas Gilmar Ostroski e Sadi Giacomin, que deram o seu testemunho sobre a produção orgânica e certificação da propriedade.

De acordo com Orildo Carlos Bassoli, coordenador da Cáritas Diocesana, “o encontro reiterou a necessidade de ampliarmos a discussão sobre as políticas públicas voltadas para agricultura familiar e a promoção da biodiversidade e da segurança alimentar. Vivemos num contexto em que se supervaloriza as monoculturas, de modo especial a soja, o que gera uma pseudoideia de prosperidade, especialmente para o pequeno produtor rural. Este, por sua vez, fica seduzido com o valor final da saca da soja e acaba ampliando sua área produtiva, muitas vezes indevidamente”. Orildo ainda destacou que “é preciso despertar uma nova consciência para que haja o entendimento sobre a diversificação da produção, sobre a qualidade dos alimentos produzidos e principalmente a defesa e proteção do meio ambiente. Temos a certeza que momentos de debate como esses podem suscitar novos desafios e novas concepções para uma mudança de paradigmas, na qual se coloque mais em evidência questões como a defesa da vida e não apenas da economia”.

Texto: Orildo Carlos Bassoli/Cáritas Diocesana de Vacaria
Imagem: Reprodução Brasil de Fato RS/Rede Soberania/Facebook Live