mes missionario

Com o tema “Batizados e Enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, o Papa Francisco proclama o mês de outubro de 2019, como mês missionário extraordinário. O objetivo é despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral na Igreja.

Em sintonia com a proposta das Pontifícias Obras Missionárias – POM, e com a Congregação para a Evangelização dos Povos, organismo da CNBB, a Diocese de Vacaria – RS orienta suas pastorais, movimentos, grupos e comunidades paroquiais, para que vivam não apenas um mês, mas um ano extraordinário missionário. Propostas pelo Conselho Missionário Diocesano – COMIDI, foram assumidas algumas atividades que se iniciaram em 1 de outubro de 2019 e seguem até 31 de outubro de 2020 em toda a Diocese.

Dentre as atividades estão: abertura do MME na catedral no dia 05/10; reunir os missionários que participaram da Missão Continental para partilharem aspectos vivenciais da missão em suas realidades, como COMIPA; nas novenas dos santuários contemplar a temática do MME; promover a oração pelas missões; criar e fortalecer os COMIPAs.

Como atividade central na perspectiva da unidade eclesial, a cruz missionária enviada para cada Diocese, vai percorrer todas as paróquias, movimentos e comunidades. Com uma agenda já estabelecida, cada paróquia vai receber a cruz num período de aproximadamente 15 dias, para que possa desenvolver atividades missionárias congregando e iluminando a vida com a missão que advém do Batismo. Que a missão de Cristo fortaleça, anime e envie todos os batizados para o caminho do discipulado missionário.

Texto: Pe. Felipe Carra