conversão

Douglas Francisco Almeida dos Santos
Seminarista da Diocese de Vacaria

Este ano a Campanha da Fraternidade (CF) nos propõe como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e como lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). O tempo quaresmal nos convida à introspecção, à conversão, a silenciarmo-nos para o mundo e abrirmo-nos para Deus. A Igreja nos convida a intensificar a vida de oração, a prática do jejum e das obras de caridade. Este tempo é de preparação para celebrarmos com júbilo a grande festa do Senhor: a Páscoa da Ressurreição.

“Quaresma é tempo favorável para sairmos de nossa alienação existencial causada pelo pecado. Tempo de abertura ao mistério da dor e da morte, da cruz, do Crucificado, Vencedor da morte” (Texto-Base, n.16). A Igreja do Brasil nos chama a assumir com amor e dedicação a proposta da CF 2020. Perceber quem são os que precisam de mais cuidado e atenção nos dias de hoje e, através da nossa conversão pessoal, nos dedicarmos inteiramente aos irmãos.

Vale destacar que não podemos ser “hipócritas”, que a cada momento que fazemos alguma ação saímos publicando por toda parte. A quaresma não nos chama a status, muito pelo contrário, através do jejum, da oração e da esmola, nos convida a seguir os passos de Jesus e, assim, crescermos na humildade. “O jejum ajuda a esvaziar-se, abrir-se ao outro. No vazio de nós mesmos, somos fecundados pela gratuidade da vida […]. A oração, diálogo de amor, de amizade, é aproximação, nova relação, exposição; ocasião em que somos tocados pela amorosidade de Deus.[…] A esmola é encontro com o próximo; é exercício de compromisso com o dom da vida, pois, ‘para o outro, o próximo é você’ (CF 1969)” (Texto-Base, n.17).

A iluminação bíblica proposta pela CF deste ano é a passagem do Bom Samaritano (Lc 10,25-37). Sabemos que as atitudes do sacerdote e do levita não correspondem ao Evangelho, sim a do samaritano, que ao ver o irmão espancado e já quase sem vida, moveu-se de compaixão e cuidou dele. Sua atitude é um belo exemplo a ser seguido por nós cristãos.

Esse samaritano é Jesus, que não exclui ninguém. Pelo contrário, chama, acolhe, cuida e cura. De acordo com o Texto-Base da CF 2020, “a encarnação é sinal concreto da proximidade de Deus que salva aqueles que jazem sofrimentos” (n.19). Diante disso, cabe-nos perguntar: Percebemos em nosso tempo os mais necessitados? Temos tido um cuidado constante com a vida? Como anda nossa relação com Deus e com os irmãos?

O período quaresmal é tempo forte de penitência em vista da conversão. Caso perceba que podes dar passos: eis o tempo favorável.

Referências Bibliográficas

CNBB – CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Campanha da Fraternidade 2020: Texto-Base. Brasília, Edições CNBB, 2019.

 

As opiniões expressas no presente artigo, são de total responsabilidade de seus signatários, não expressando a posição oficial da Igreja Particular de Vacaria.

Compartilhe