III Jornada Diocesana de Catequese

No último sábado, 27 de agosto, a paróquia São João Batista de Sananduva, sediou a III Jornada Diocesana da Catequese. O encontro buscou refletir sobre o ministério de catequista, inspirado na leitura do texto bíblico de Gl 6,1-18.

Promovido pelo setor de Animação Bíblico-Catequética e Iniciação à Vida Cristã, a Jornada contou com a presença de catequistas de toda a Diocese. O encontro foi assessorado pela ir. Maria Aparecida Barbora, ICM, coordenadora da  Iniciação à Vida Cristão (IVC) da Arquidiocese de Porto Alegre. Sua exposição deu-se à luz da Carta Apostólica  Antiquum Ministerium pela qual o Papa Francisco instituiu o ministério de catequista.

Pe. André Varisa, referencial para a Animação Bíblico-Catequética e IVC da Diocese avaliou “como extremamente positiva a grande representatividade da catequese neste dia. Foi um momento do Espírito Santo a nos impulsionar para a permanência da fidelidade e amor na edificação do Projeto do Reino de Deus”. Além disso, o padre destacou que “a III Jornada Diocesana de Animação Bíblico-Catequética foi um momento único de vivenciar o que, todos os dias, em nossas comunidades locais acontece através da dimensão Catequética. Ânimo, formação e espiritualidade de comunhão marcaram este momento. Forte experiência de pertença missionária, de escolhidos por Cristo para ser sal da terra e luz do mundo, como Cristo faria”. Por fim, agradeceu “a todos os colaboradores, especialmente, na pessoa do Pe. Olívio, a Comunidade Paroquial da Matriz São João Batista de Sananduva”.

A III Jornada Diocesana de Catequese encerrou com a Santa Missa, celebrada na Matriz São João Batista e presidida pelo bispo diocesano, Dom Sílvio Guterres Dutra, com a qual os catequistas da Diocese foram enviados para continuar a sua missão. A celebração marcou, também, a comemoração do dia do catequista, celebrado dentro do mês vocacional.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria
Fotos: Pe. André Varisa e Renan Paloschi Zanandréa