reuniões de forania em setembro de 2019

Entre os dias 17 de agosto e 10 de setembro de 2019 a Diocese de Vacaria promoveu reuniões em todas as foranias da Diocese. Em cada uma das foranias estiveram presentes o bispo diocesano, Dom Silvio Guterres Dutra, o Pe. Rene Zanandréa, coordenador diocesano de pastoral, e a secretária de Pastoral, Cláudia A. Zamboni Rossi, além de representantes dos movimentos e serviços paroquias e o pároco de cada paróquia das respectivas foranias.

Na pauta da reunião de cada forania, estavam a retomada dos compromissos assumidos nas reuniões de março, dentre elas o estudo e o aprofundamento do documento 107 da CNBB sobre a Iniciação à Vida Cristã (IVC), os desafios da implantação do IVC na Diocese e o encontro celebrativo do lançamento do IVC na Diocese no dia 19 de outubro. Além disso, foram muitas as dúvidas e considerações elencadas pelos representantes das paróquias que participaram de cada forania. Dentre elas podemos destacar: como ajudar as famílias a entender que seus filhos não vem para a catequese somente para os Sacramentos?; como ligar o Evangelho e a vida: olhar o outro como irmão?; como fazer para cativar, chamar, fazer entender que a catequese é um processo permanente e que todas as pastorais devem assumir em conjunto?; qual o papel dos Conselhos Comunitários de Pastoral e Conselho Pastoral Paroquial?; como fazer com que os responsáveis (apontados no documento 107) assumam de verdade os compromissos e propostas do IVC?; como não cair apenas na reforma da catequese, mas fazer uma revisão de toda a Pastoral a partir dos movimentos, das pastorais e dos presbíteros?; importância de montar uma equipe e elaborar um projeto Diocesano de IVC, fundamentado na palavra de Deus, com uma metodologia clara para que os sacramentos não sejam ponto final, mas elemento fortalecedor da caminhada cristã por ser mais.

Dom Silvio, em sua fala nas reuniões de forania, alertou para a necessidade de ampliar o planejamento das paróquias, para que toda a comunidade saiba o significado e a importância do IVC. Alertou, também, que “pequenas comunidades não são movimentos ou grupos, que tendem a ser sectários, contemplando um único perfil. Comunidade é mais ampla, abrange todos, de modo especial na própria comunidade local, com sua realidade, histórias, necessidades, anseios. Comunidades de vida em pleno sentido, que possibilitam o contato pessoal, a proximidade e a abertura do coração”.

Para Dom Silvio, “é indispensável a unidade da Diocese, sendo que as decisões tomadas nas instâncias específicas de coordenação sejam observadas por todos, criando uma linha única do processo de evangelização necessário, fortificando a Igreja, demonstrando a sintonia às prioridades comuns em um único eixo. É a partir desta unidade que estaremos construindo, em comunidade, um novo jeito de ser Igreja”. O Bispo destaca que o projeto contemplará a centralidade da Palavra de Deus com inspiração catecumenal, em uma Igreja em saída. É a tentativa de junção da catequese com a liturgia: se o processo de iniciação requer o acompanhamento personalizado (de um lado), de outro lado é necessário preparar os que acolhem essas famílias na celebração comunitária.

Ao final das foranias, a avaliação realizada é de que a grande maioria das paróquias envolveu-se com o estudo do documento 107, atingindo mais de 1750 pessoas, num total de quase 190 horas de estudo.

As próximas reuniões de forania para o ano de 2020 já foram pré-agendadas. Da forania de São José do Ouro será nos dias 17 de março e 18 de agosto; da forania de Lagoa Vermelha nos dias 18 de março e 19 de agosto; da forania de Sananduva nos dias 17 de março e 18 de agosto; da forania de Vacaria nos dias 21 de março e 22 de agosto; e na forania de Ipê dias 19 de março e 20 de agosto.

Texto: Pascom
Fotos: Coordenação de Pastoral