Realizou-se no último sábado (8) a reunião com as coordenações diocesanas e arquidiocesanas da Pastoral Carcerária do Rio grande do Sul. Representando a Diocese de Vacaria, participaram do encontro a agente Meri Citon e Ir. Iraci dos Santos, coordenadora diocesana da Pastoral Carcerária.

O principal assunto da reunião foi o estudo sobre: “Instrução Normativa nº 009/2023 GAB/SUP” que instituiu o “Regulamento para Ingresso de Visitas e Materiais em estabelecimentos prisionais do Estado do Rio Grande do Sul”. O estudo buscou esclarecer os impactos da normativa sobre o acompanhamento religioso da Igreja aos privados de liberdade.

Segundo Ir. Iraci, “o teor normativo demonstra a necessidade de formação adequada e intensa para os agentes da Pastoral Carcerária atuarem no espaço público das casas prisionais com a missão de evangelização”. Ainda segundo a religiosa, a normativa “desafia a importância da conexão e participação nos conselhos de comunidade, como incidência política; exige conhecimento e envolvimento de nossos líderes religiosos como Igreja, como agentes, como famílias dos apenados, como Conselhos de Comunidade como órgão em relação direta às casas prisionais; um trabalho em rede com as organizações sociais”.

Texto: Ir. Iraci dos Santos/Pastoral Carcerária Diocese de Vacaria
Imagem: Reprodução