I Seminário Nacional de Teologia Pastoral

Na comemoração dos seus 40 anos, a Faculdade de Teologia e Ciências Humanas, Itepa Faculdades, de Passo Fundo, promove o I Seminário Nacional de Teologia Pastoral, que refletirá sobre as Leituras Histórico-Teológicas da Metodologia Pastoral: perspectivas para o aggiornamento no século XXI

O evento acontecerá de forma híbrida, com momentos de presença on-line e outros de presença física, contando com conferências e mesas-redondas. As conferências serão sobre o aggiornamento pastoral e a recepção do Concílio Vaticano II; sobre o Pe. Elli Benincá, como um revolucionário humanista; e ainda sobre os desafios para a pastoral face às interpelações do Papa Francisco. Já as mesas-redondas serão sobre o contexto da formação presbiteral e os objetivos das dioceses na fundação da Itepa Faculdades e ainda sobre o Pe. Elli e a Metodologia Histórico-Evangelizadora.

Parte importante do evento serão as comunicações de trabalhos. Elas serão divididas em sete grupos, separados por temas: a) Metodologia Histórico-Evangelizadora e a metodologia pastoral do Pe. Elli Benincá; b) Eclesiologia do Papa Francisco; c) Ação pastoral na dinâmica do novo normal; d) Espiritualidade e ecologia integral; e) Teologia, ecumenismo e diálogo inter-religioso; f) Teologia inclusiva (indígenas, negros, caboclos, migrantes…); e g) Formação presbiteral hoje numa perspectiva sinodal. Os participantes são convidados a enviar um resumo de 800 a 850 palavras sobre uma das temáticas.

As inscrições para o I Seminário Nacional de Teologia Pastoral, com comunicação de trabalho, vão até 15 de agosto de 2022. Já as inscrições como ouvinte seguem até 20 de agosto de 2022.

Inscrições e mais informações sobre o evento estão disponíveis no site itepa.com.br/sntp. Outras dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail eventos@itepa.com.br.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa
Imagem: Divulgação