Nos dias 24 e 25 de agosto de 2019 os jovens do Regional Sul III da CNBB pertencentes à JCSJ (Juventude da Congregação das Irmãs de São José) estiveram reunidos para a peregrinação que marca o segundo ano de preparação para a comemoração dos 10 anos do Fórum da Juventude, com assessoria das Irmãs de São José. Na noite do dia 24, os jovens se encontraram na comunidade São José em Lagoa Vermelha para um momento de integração com apresentações e dinâmicas. A programação seguiu com um jantar e, logo após, os jovens participaram de uma vigília, revisitaram momentos das caminhadas dos grupos nos últimos anos, bem como momentos significativos que mantém viva a vivência carismal de ambos os grupos.

No dia 25 de agosto, os jovens partiram rumo a Garibaldi, cidade histórica e marcante para as Irmãs de São José no sul do Brasil. No memorial, os jovens conheceram toda a história da congregação, desde sua fundação até os tempos atuais. Tiveram a oportunidade de ver objetos e vestimentas históricas usadas, trazidas e feitas pelas irmãs desde sua chegada da França. Na visita ao túmulo da Madre Justina Inês, os jovens puderam ouvir a história dessa Irmã, hoje venerada por tantos que tiveram graças alcançadas por meio de sua intercessão.

Ao fim da peregrinação, numa dinâmica de encerramento, usando uma caneca como símbolo, todos os membros presentes puderam expressar do que estavam plenos com a peregrinação e com o que preencheriam a caneca, como gratidão, fé, alegria e amizades.

De acordo com os organizadores, “a peregrinação foi uma experiência de ir ao encontro e deixar-se encontrar com a dinâmica do olhar e da escuta do coração”.

O grupo JCSJ na Diocese de Vacaria

A Diocese de Vacaria, dentre tantos outros movimentos jovens, conta com o movimento Juventude da Congregação das Irmãs de São Jose (Juventude CSJ). São duas as cidades da Diocese que são contempladas com o movimento: a cidade Vacaria e a cidade de Lagoa Vermelha.

O objetivo do grupo é alimentar a espiritualidade, através da comunhão, cultivando a esperança e a gratidão em poder seguir o chamado de Deus. Na formação, vivência e convivência, o jovem começa a experimentar a UNIDADE como projeto de vida, tem a oportunidade de fazer amizades e abraçar uma nova caminhada sob a luz da espiritualidade inaciana.