Na manhã da Quinta-feira Santa, 18 de abril de 2019, celebrou-se na Catedral Nossa Senhora da Oliveira/Vacaria a Missa do Crisma, com a renovação das promessas sacerdotais, bênção dos óleos dos enfermos e dos catecúmenos e a consagração do óleo do Crisma.

A Missa do Crisma reúne todo o clero da Diocese para concelebrar com o seu bispo, demonstrando assim a comunhão dos presbíteros com o seu bispo. Em sua homilia, Dom Sílvio Guterres Dutra, Bispo Diocesano de Vacaria, destacou a espiritualidade do padre diocesano, detendo-se na diocesanidade. A diocesaneidade são os quatro pilares que sustentam a vida de um bom padre diocesano: o amor a diocese à qual pertence; a relação com o bispo diocesano; a comunhão com o presbitério local; e a dedicação à porção do povo de Deus que lhes é confiada. Deste modo, exortou os presbíteros a serem fiéis aos seus cargos e convidou-os a renovarem publicamente as promessas sacerdotais.

Após, Dom Sílvio, cercado pelos presbíteros da Diocese, abençoou os óleos dos enfermos e dos catecúmenos e consagrou o óleo do crisma. Com o santo óleo do crisma são ungidos os recém-batizados, são marcados os que recebem o sacramento da Confirmação, são ungidas as mãos dos presbíteros e a cabeça dos bispos e, nas dedicações, são ungidos os altares e as igrejas. O óleo dos catecúmenos prepara aqueles que serão batizados para renunciarem ao demônio e ao pecado e, assim, aproximarem-se da fonte da vida e renascerem. Com o óleo dos enfermos é proporcionado aos doentes o remédio para a alma e para o corpo, para superarem e suportarem o sofrimento, alcançando o perdão dos pecados.

Ao final da missa Dom Sílvio agradeceu a presença de todos e convidou para que no domingo, dia 21/04, acompanhem a Bênção Pascal das famílias e das casas, conforme propõe os Encontros Quaresmais, que será veiculado por diversas rádios na diocese e nas redes sociais. Também pediu aos presbíteros que estendessem seus votos de Feliz Páscoa a toda a Diocese.

Um comentário em “Missa do Crisma reúne clero diocesano”

Os comentários estão desativados.