Aos Bispos Eméritos,
Aos Presbíteros, Diáconos e Religiosos(as),
Aos Seminaristas e Vocacionados,
Aos Leigos e Leigas desta nossa Diocese de Vacaria

No uso de minhas atribuições canônicas de Bispo Diocesano de Vacaria, após ter ouvido os presbíteros envolvidos e consultado o Conselho de Presbíteros da Diocese, decidi fazer as seguintes nomeações e transferências:

Párocos

PARÓQUIA CATEDRAL NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA DE VACARIA: Pe. Elisandro Guindani
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA DE VACARIA: Pe. Edimar Scopel
PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE MUITOS CAPÕES: Futuro Pe. Tiago Roberto Ghisolfi Martins

Vigários Paroquiais

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA DE ESMERALDA/PINHAL DA SERRA: Futuro Pe. Darton Oliveira Calsing

Missão específica de nível diocesano

COORDENAÇÃO DIOCESANA DE PASTORAL: Pe. Elisandro Guindani

SEMINÁRIO NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA DE PASSO FUNDO: Pe. Rene Antônio Zanandrea

SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO: Pe. Elisandro Guindani

ANIMAÇÃO VOCACIONAL DIOCESANA: Pe. Rene Antônio Zanandrea

ETAPA PASTORAL NA PARÓQUIA CATEDRAL NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA: Seminarista Renan Paloschi Zanandrea

PROJETO JUVENTUDE (Sínodo) e SETOR JUVENTUDE: Pe. Marlon Aguiar

PROJETO MISSÃO EM PEQUENOS GRUPOS (Sínodo): Pe. Felipe Carra

PROJETO FORMAÇÃO (Sínodo): Pe. Cláudio Antônio Prescendo

PROJETO IVC E CATEQUESE: Seminarista Renan Paloschi Zanandrea

Referenciais para setores, pastorais e movimentos

SETOR LITURGIA: Pe. Luiz Primachik

PASTORAL FAMILIAR: Diácono Rodrigo Boldo

DIRETOR ESPIRITUAL DO MOVIMENTO CLJ: Pe. Pablo Cechinato de Lima

DIRETOR ESPIRITUAL DO MOVIMENTO RCC: Diácono Marcos Suzin

As demais funções não mencionadas aqui, seja em relação às paróquias, como às pastorais, serviços e movimentos, continuam com seus respectivos párocos, auxiliares e referenciais, sem alteração, até ordem contrária.

A orientação para a realização dos ritos de início da nova missão (Missa de Posse) é que ocorram, se possível, entre os meses de janeiro de 2024 e fevereiro de 2024.

Nesta ocasião manifesto especial gratidão pela generosa colaboração pastoral prestada a nossa diocese pelos Padres Jorge Cruz da Costa, Miguel Lemarchand e Diácono Flávio Rosário (da Congregação dos Filhos da Caridade) e do Frei Vilmar José Dall’Agnol (da Ordem dos Capuchinhos) que por vários anos estiveram conosco. Que o Senhor os acompanhe na nova missão e que Nossa Senhora da Oliveira interceda sempre por suas vidas. Muito obrigado!

Minha gratidão se dirige igualmente aos presbíteros, diáconos e seminarista pelo processo de diálogo que fizemos e pelo SIM dado ao chamado da Igreja para a nova missão. Suplico, por fim, a todos os paroquianos que rezem pelos nossos padres, diáconos e seminaristas e os apoiem incondicionalmente no seu trabalho evangelizador.

Em Cristo,

Vacaria, 13 de novembro de 2023.
Dom Sílvio Guterres Dutra
Bispo Diocesano de Vacaria