No domingo, 17 de outubro de 2021, aconteceu a ordenação diaconal de Cresio Antoninho Sbardeloto, na paróquia Santo Antônio, no município de Lagoa Vermelha.

O ordenado, de 68 anos, é natural da comunidade São João Bosco, Ciríaco. Casado com Judite Sbardeloto, é pai de dois filhos. Quando jovem, foi seminarista religioso da Congregação dos Missionários da Sagrada Família. Desde muito cedo exerceu uma série de atividades e ministérios junto à paróquia Santo Antônio, entre eles, o de Leitor e de Acólito, bem como de coordenador dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Atualmente, coordena o grupo do Terço dos Homens da paróquia e integra a Pastoral Carcerária de Lagoa Vermelha. Crésio escolheu como lema de sua ordenação, “Quem quer me servir, que me siga, e, onde eu estou, ali estará também meu servidor” (Jo 12,26)

A Santa Missa foi presidida por Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo diocesano de Vacaria, e concelebrada por alguns padres da Diocese e religiosos. Também estiveram presentes, em grande número, outros diáconos permanentes da Diocese. Em sua homilia, Dom Sílvio refletiu que a diaconia exercida pelo neodiácono “será um permanente recado para todos nós cristãos: todos somos servidores, chamados a dar a vida uns pelos outros e a não se aproveitar dos outros. O diaconato pode ser, ainda, uma vacina eficaz contra a pandemia do clericalismo, enfermidade que tem atingido muitos na Igreja, principalmente seus ministros ordenados. O permanente servir do diácono mostra que o centro da experiência cristã é sempre o outro: o Outro por excelência, que é o Cristo; e o outro que é o próximo que sofre. O centro da experiência cristã nunca será o eu; sempre será o outro”.

Ao final da celebração, Frei Carlos Rockenbach, pároco da Paróquia Santo Antônio, acolheu o diácono Crésio, afirmando que os freis e os leigos da Paróquia o acolhem de coração aberto nesta nova missão. O diácono Rodrigo Boldo, coordenador dos diáconos, ao acolher o neodiácono, exortou a vivência da humildade, da simplicidade e a constante disposição ao serviço.

Em sua fala ao final da celebração, o neodiacono refletiu sobre os cinco anos da caminhada formativa, agradecendo a todos os que possibilitaram que ela se desenvolvesse. Agradeceu, também, a todos que o incentivaram e o apoiaram no processo formativo.

Escola diaconal

A Escola Diocesana de Diáconos da Diocese de Vacaria iniciou suas atividades em agosto de 2016. Esta foi a primeira vez que a Diocese organizou e coordenou a formação de seus Diáconos, despertando essa vocação e o seu protagonismo no exercício ministerial.

A Escola iniciou com a participação de 23 candidatos de 8 paróquias, contando com a assessoria de padres e seminaristas e totalizando mais de 1000 horas/aula. Destes, 14 foram ordenados.

Durante a celebração da ordenação do diácono Crésio, último integrante desta edição da Escola a ser ordenado, o coordenador dos diáconos, Rodrigo Boldo, em nome de todos os que a integram, manifestou o agradecimento a Dom Sílvio, por acreditar na missão dos diáconos; ao coordenador da Escola Diaconal, Padre Claudio Prescendo; a Dom Irineu Gassen, bispo emérito de Vacaria, pela iniciativa de, há seis anos, instituir a Escola; e aos presbíteros e professores que acreditam no serviço diaconal.

Texto: Renan P. Zanandréa e Edimar Scopel/PASCOM
Imagens: Reprodução/Facebook Tua Rádio Cacique e Paróquia Santo Antônio