Assembleia Estadual da Pastoral Carcerária

Realizou-se de 23 a 25 de setembro de 2022, a 28ª Assembleia da Pastoral Carcerária do Rio Grande do Sul, no Centro de Espiritualidade Padre Arturo (CEPA) em São Leopoldo.

No decorrer da Assembleia, houve a vivência de círculos restaurativos; desenvolvimento da temática sobre metodologia pastoral, análise eclesial do momento atual e efeito da realidade social e informes gerais.

A Pastoral Carcerária tem uma missão grande e desafiante diante da realidade dos apenados e dos presídios. Trata-se de uma causa que é a vida do ser humano. A Pastoral Carcerária é a presença da Igreja e a presença de Jesus Cristo no ambiente prisional: Jesus Cristo é o motivo da ação evangelizadora no cárcere.

Foram sentidos alguns desafios na Assembleia: trabalho orgânico entre as pastorais sociais; preparar bem o trabalho junto aos privados(as) de liberdade; a recuperação dos presos; trabalhar a Escola de Perdão e Reconciliação (ESPERE) na Diocese; visibilidade da Pastoral Carcerária; reaver a leitura nos presídios; reconstruir a visão cristã de Igreja; parcerias com as demais pastorais e com a sociedade; a Pastoral Carcerária vai além da paróquia; identifica-se pela sintonia, postura, respeito e empatia; o grande eixo central é a Evangelização e Promoção da Vida.

Entre as quinze dioceses presentes, a Diocese de Vacaria se fez representar pela agente Meri Lúcia Citon e a coordenadora diocesana, Irmã Iraci de Fátima Cirino dos Santos.

A divulgação completa da Assembleia pode ser acessada aqui.

Texto e fotos: Irmã Iraci de Fátima Cirino dos Santos – coordenadora diocesana da PCr

Assembleia Estadual da Pastoral Carcerária 2