Guiados pelo tema “Mãe Consoladora, ensina-nos a viver como irmãos”, o Santuário dedicado a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, em Ibiaçá, está intensificando os preparativos para a 72ª edição da Romaria que, neste ano, acontecerá nos dias 24 e 25 de fevereiro.

No último domingo (28), o Santuário acolheu centenas de fiéis vindos de diferentes partes da Região Sul do Brasil para a 8ª celebração da novena mensal que prepara a Romaria. A Santa Missa, que foi presidida pelo reitor do Santuário, Padre Edio Bresolin, também contou com o encerramento da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Consoladora a todas as comunidades pertencentes à Paróquia. Em um momento de unidade, todas as comunidades se fizeram presentes, trazendo, junto com a imagem de Nossa Senhora, a imagem de todos os padroeiros.

Durante a homilia, o Reitor do Santuário agradeceu a Deus por ter dado Nossa Senhora Consoladora como Padroeira do Santuário de Ibiaçá: “diante de tantas coisas, gostaria de dizer a Maria obrigado por fazer morada em Ibiaçá, obrigado por ser a Mãe que consola os que sofrem, que se alegra com quem se alegram, que nunca nos abandona. Essas são as palavras que queremos dizer depois desta caminhada bonita que fizemos em nossas dezoito comunidades”.

Quando se referiu ao tema que guia a Romaria, pe. Édio ressaltou que precisamos continuar pedindo a Maria “ensina-nos a viver como irmãos, pois é muita dor e sofrimento quando nos separamos, brigamos, esquecemos a família, os irmãos e a comunidade. Não podemos deixar a indiferença tomar conta de nós, mas devemos aprender a compreender e conviver com quem pensa e age diferente e assim formar a grande família dos filhos de Deus”.

A celebração foi concluída com a benção de envio de todas as lideranças e comunidades rumo à 72ª edição da Romaria.

Como de tradição, a Romaria acontece sempre no último final de semana de fevereiro, que neste ano será nos dias 24 e 25. Já no dia 10 de fevereiro, será realizada a Peregrinação Pe. Narciso Zanatta, saindo, às 17h, do trevo das Três Porteiras em direção ao Santuário. A novena, por sua vez, inicia-se no dia 16 de fevereiro e segue até o dia 24, todos os dias, com missa às 6h30min, 14h30min e 19h30min. No final de semana, 24 e 25, a Romaria terá ampla programação, que pode ser consultada aqui [https://www.diocesevacaria.com.br/romariaconsoladora].

Segundo o casal coordenador do Conselho Paroquial, Vanessa e Joel Cechin, “nosso objetivo é que os romeiros se sintam bem e acolhidos, que seja uma Romaria de muita fé e devoção e que realmente aprendamos a viver como irmãos”. O casal ressaltou ainda que “são mais de 20 conselheiros que,há quase um ano, vêm planejando e pensando esta Romaria. Desde já, nosso agradecimento a todos os voluntários que ajudam e fazem esta romaria acontecer”.

Texto: Eduardo Martello, Edimar Scopel e Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocesana

Fotos: Santuário de Ibiaçá