O último domingo, 26 de maio de 2019, foi marcado pela devoção a Nossa Senhora de Caravaggio, com a realização de três romarias na Diocese de Vacaria.

A devoção a Nossa Senhora do Caravaggio chegou ao sul do Brasil juntamente com os migrantes que da Itália vieram no final do século XIX e início do século XX. Nossa Senhora apareceu em Caravaggio, na Itália, no ano de 1432, em meio a um contexto de  divisões políticas e religiosas, ódio e heresias. A vidente, uma camponesa, Joaneta Varoli, era piedosa e muito sofria por causa de seu marido, conhecido pelo mau caráter e por nela bater. Nossa Senhora lhe aparece dizendo estar conseguindo afastar os castigos da Divina Justiça e ser anunciadora da paz; pede ao povo para que faça penitência, jejum e que, aos sábados, ore em agradecimento pelos castigos afastados e que seja erguida uma capela em sua homenagem. No local da aparição brotou uma fonte de água límpida e abundante, ainda existente, onde muitos doentes recuperaram a saúde. Após a aparição a paz foi restabelecida na pátria e na Igreja.

Na Paróquia São Pedro/Ipê realizou-se a 49ª Romaria na Ponte do Segredo, com o lema “com Maria em busca do direito e da justiça”. A programação da Romaria contou com cavalgada, no dia 11 de maio; tríduo nos dias 23, 24 e 25 de maio, tendo por pregadores Dom Silvio Guterres Dutra, Bispo Diocesano de Vacaria, Pe. Frei Clair Zampieron, pároco da Paróquia São Luiz Rei/Ipê, e Pe. Osvaldo González, pároco das paróquias São PEdro e São Paulo/Ipê. No domingo, dia 26, realizou-se a missa solene, tendo por pregador Pe. Elisandro Guindani, pároco da Paróquia Imaculada Conceição/Caseiros e reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Oliveira da diocese de Vacaria.

Na Paróquia São Luiz Rei/Ipê realizou-se a 28ª Romaria na Linha Camargo/Antônio Prado, com o lema “com Maria construímos a paz, fruto da justiça”. A programação da Romaria contou com procissão e missa presidida pelo Frei Clair Zampieron no dia 19 de maio; tríduo nos dias 23, 24 e 25 de maio, com missa presidida por Frei Agenor Bortolon, Pe. Juarez Bavaresco e Frei Clair Zampierom; e procissão luminosa no dia 25 de maio. No domingo, dia da Romaria, realizou-se a missa festiva com o lema “Maria nos ensina a viver a justiça”, presidida pelo Frei Jaime Bettega e concelebrada pelos freis da Paróquia.

Na Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio/Paim Filho realizou-se a 68ª Romaria tendo por tema “bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre” (Lc 1,41). A programação da Romaria teve início no dia 17 de maio, com o início da novena que seguiu até o dia 24 de maio. No sábado, 25, além da missa, realizou-se a procissão luminosa. No domingo, 26, aconteceu a missa campal presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Silvio Guterres Dutra.

Texto: Pascom
Imagens: Romaria em Paim Filho: divulgação Santuário de Paim Filho; Romaria na Ponte do Segredo:Mara Antonieta Mussatto; Romaria na Linha Camargo: Samuel Scopel