SAV

Na última segunda-feira, 8 de novembro de 2021, aconteceu o encontro do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Província Eclesiástica de Passo Fundo.

Realizado no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo, o encontro iniciou com a Celebração Eucarística, presidida pelo referencial da Animação Vocacional da Diocese de Vacaria, Pe. Pablo Cechinato de Lima, e concelebrada pelos padres Lucas André Stein, referencial da Animação Vocacional da Diocese de Erexim, que proferiu a homilia, e pelo Pe. Érico Martins, referencial da Animação Vocacional da Arquidiocese de Passo Fundo, que acolheu a todos os presentes.

Na sequência, foi realizado um momento de apresentação e acolhida, organizado pelos animadores vocacionais da Arquidiocese de Passo Fundo, que terminou com uma fala do Arcebispo Metropolitano de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber. Este iniciou lembrando a importância da animação vocacional nas dioceses e de modo especial na vida e caminhada da Igreja. Segundo ele, “precisamos nos animar primeiro, para depois animar os outros”. Com essa provocação, instigou os animadores a seguirem firmes na caminhada de acompanhamento vocacional. Para Dom Rodolfo, “é um processo que necessita continuidade e coerência, mesmo em meio a muitas trocas de nomes”.

Após o momento de almoço e confraternização dos animadores, houve um momento de formação, que foi assessorado pelo seminarista da Configuração/Teologia da Diocese de Vacaria, Marlon de Aguiar. Ele abordou o tema a missão dos animadores vocacionais: uma análise em meio à mudança de época, destacando a importância de estar com os olhos e ouvidos atentos e abertos ao contexto em qual estão inseridos. Apontou, ainda, que “não se faz animação vocacional desligada do contexto, é preciso ver, sentir, escutar e acolher a realidade e, a partir dela, levar aos jovens uma palavra de acolhida e incentivo para que possam acolher o chamado de Deus e discernir a vocação”.

Ao final, houve um momento de partilha entre os membros, onde foi assumida como atividade da Província a realização de um encontro vocacional para celebrar o ano vocacional, que inicia em novembro de 2022 e vai até o dia novembro de 2023 e tem como tema Vocação: Graça e Missão.

O animador vocacional da Diocese de Vacaria, Padre Pablo Cechinato de Lima, em entrevista concedida à PASCOM Diocesana, ressaltou que “o encontro foi de suma importância para dar ainda mais impulso de continuidade à animação vocacional nas dioceses”. O Padre ressaltou ainda que “o projeto Cada Comunidade uma Nova Vocação deve ganhar cada vez mais intensidade nas paróquias, almejando seu objetivo maior”.

O próximo encontro realizar-se-á no dia 7 de novembro de 2022, na Diocese de Erexim. Conclui-se com um momento de oração e benção de envio.

Da Diocese de Vacaria participaram o Pe. Pablo Cechinato de Lima, referencial da Pastoral Vocacional, o seminarista Marlon de Aguiar e as irmãs Eduarda Brandão, das Irmãs Angélicas de São Paulo, e Mara Garcia, das Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial, todos da equipe de animação vocacional diocesana.

Texto: Marlon de Aguiar/SAV
Fotos: Pe. Érico Martins