VIII experiencia missionaria - calama, porto velho - 2020

Entre os dias 13 de Janeiro e 2 de fevereiro de 2020 os seminaristas do 3º ano da Teologia/Configuração Edimar Scopel e Marlon de Aguiar participaram da VIII Experiência Missionária da Arquidiocese de Porto Velho, na Paróquia São João Batista, localizada no distrito de Calama, na região do Baixo Madeira. A Experiência teve por tema “tira as sandálias dos pés, pois este lugar é santo” (Ex 3,5).

O distrito de Calama, pertencente ao município de Porto Velho, está localizado a cerca de 180km da cidade de Porto Velho e possui apenas acesso por via fluvial. Nele residem cerca de 2700 pessoas (dados de 2010), que buscam seu sustento, de modo especial, na agricultura, no extrativismo e como funcionários públicos.

Participaram da VIII Experiencia Missionária 31 missionários das (arqui)dioceses de Porto Velho (RO), Humaitá (AM), Itapetininga (SP), Limeira (SP), Montenegro (RS) e Vacaria (RS). Integravam a equipe seminaristas, padres, leigas e bispo.

A VIII Experiência Missionária da Arquidiocese de Porto Velho teve por objetivo firmar o seguimento a Jesus Cristo enraizando a vida dos leigos(as) e dos futuros presbíteros no Evangelho, animando a sua vocação como homens e mulheres de fé, conhecendo a realidade pastoral e estando atentos à ação do Espírito Santo na vida das pessoas e das comunidades, tendo isso presente na oração pessoal e comunitária. Proporcionar a compreensão, a co-responsabilidade e o aperfeiçoamento da prática pastoral, vivenciando o trabalho em equipe como sinal de serviço e testemunho de comunhão. Assim, aprofundando o Espírito Missionário diocesano na realidade amazônica 1.

Na simplicidade de suas vidas, testemunham a presença de um Deus amor

O seminarista Marlon de Aguiar destacou que “a VIII Experiência Missionária realizada no Distrito de Calama, o contato com o povo nas visitas realizadas muitas lições me ensinaram. Aprendi que é possível sim ser feliz com pouco, ainda mais, que podemos do pouco oferecer muito e desse muito o melhor. É preciso sonhar e não desistir de lutar por uma vida melhor. São pessoas simples, humildes, humanas, misericordiosas, que sonham e lutam. Na simplicidade de suas vidas, testemunham a presença de um Deus amor. Um Deus que se faz presente e os ajuda a manterem-se firmes na fé. Um Deus que luta, sonha, acredita, transforma, ama, perdoa, chora, sorri, vibra. Um Deus providente, pois, muitos comem hoje e não sabem se vão conseguir comer amanhã ou até mesmo conseguirem água boa para beber, mas acreditam e, Deus em sua infinita bondade providencia. Levarei na bagagem muito aprendizado, sentimentos, saberes, enfim histórias que fazem esta experiência Missionária não ser momentânea, mas para a vida toda

“Tira as sandálias dos pés, pois este lugar é santo” (Ex 3,5)

O seminarista Edimar Scopel destacou que, “como nos lembrou constantemente o tema escolhido para a VIII Experiência Missionária da Arquidiocese de Porto Velho, fomos chamados a viver o despojamento, a tirar tudo aquilo que impede de nos encontrarmos com Deus. Fomos chamados a presença de Deus na vida daquele povo ribeirinho, com seu modo de vida, na sua cultura, nas suas alegrias e desafios. Durante os dias que permanecemos em Porto Velho tivemos a oportunidade de conhecer melhor a realidade eclesial lá presente, de modo especial dos povos ribeirinhos da região amazônica. Levo comigo as experiências vividas, a convivência, as partilhas, as visitas, os desafios, as orações e a esperança, na convicção de que ocupam um papel relevante no processo formativo e que fazem crescer a consciência e o ardor missionário“.

Texto: PASCOM
Fotos: Divulgação/Arquivo pessoal dos participantes da VIII Experiência Missionária